A companhia petrolífera indiana BPCL, que detém uma participação de 10% no projecto no projecto Mozambique LNG liderado pela multinacional francesa, TotalEnergies, anunciou segunda-feira que as actividades para a produção de gás natural liquefeito poderão retomar no primeiro semestre do próximo ano.
“Agora, com os esforços das forças do Governo de Moçambique, apoiadas por uma coligação regional, registam-se progressos na melhoria da situação de segurança na região, e o projecto será retomado logo que a situação de segurança for estabilizada de forma sustentável’, disse o director geral da BPCL, Arun Kumar Singh, citado pelo jornal indiano Financial Express.
A fonte, que falava aos accionistas da empresa na assembleia-geral anual que teve lugar semana finda, onde anunciou que a BPCL deverá investir mais 1,8 mil milhões de dólares ao longo dos próximos três a quatro anos em Moçambique.
A BPCL possui um contrato de compra e venda válido por um período de 15 anos para um milhão de toneladas (mtpa) de GNL.
Dado que a Índia importa cerca de metade das suas necessidades de GNL para satisfazer a procura interna, a operacionalização do projecto terá um impacto significativo.
O projecto, que está a ser implementado no distrito de Palma, província de Cabo Delgado, no extremo norte de Moçambique, foi interrompido em Março do ano passado, após o último ataque terrorista que resultou na morte de várias dezenas de pessoas, incluindo estrangeiros, e forçou outros milhares a procurar abrigo em locais mais seguros.
O ataque levou a TotalEnergies a declarar “força maior”.
O projecto consiste na instalação de uma unidade com uma capacidade anual para a produção de 12,88 milhões de toneladas métricas por ano (mtpa).
A TotalEnergies é a operadora do Projecto Mozambique LNG, com 26,5 por cento, juntamente com a ENH Rovuma Área 1, S.A. (15 por cento), ONGC Videsh Rovuma Limited (10 por cento), Beas Rovuma Energy Mozambique Limited (10 por cento), BPRL Ventures Mozambique B.V. (10 por cento), e PTTEP Mozambique Area 1 Limited (8,5 por cento).
A BPRL Ventures Bharat Gas Resources Ltd., é uma subsidiária integral da companhia indiana Bharat Petroleum Corporation Ltd. (BPCL).