Maputo, 25 Abr (AIM) – A cidade de Maputo acolhe, quarta-feira a 9ª Conferência e Exposição de Mineração, Petróleo & Gás e Energia de Moçambique (MMEC, sigla em inglês) um evento de dois dias a ter lugar sob o lema “Utilizando os Recursos Naturais de Moçambique para um Desenvolvimento Económico Transformacional e Sustentável”.
A cerimónia de abertura da MMEC 2023 será dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e contará com a participação de altos dignitários do Governo, do Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Eneas Comiche, membros e representantes de governos de outros países, quadros dos sectores dos recursos minerais e energia, bem como o empresariado nacional e estrangeiro, investidores do sector, especialistas internacionais, entre outros.
Ao todo, a MMEC 2023 contará com a participação de mais de 350 pessoas, incluindo delegados, oradores e participantes, provenientes de cerca de 20 países.
Haverá ainda mais de 40 expositores nacionais e estrangeiros, que participarão no evento para expor os seus produtos e serviços ligados à indústria.
O evento, segundo um comunicado de imprensa da Empresa moçambicana de Hidrocarbonetos (ENH), enviado hoje (25) à AIM, irá reflectir sobre vários temas actuais da indústria.
Os participantes irão abordar temas tais como Desafios do Sector Energético e o Caminho a Seguir pelos Países da Região Durante as Próximas Três Décadas; Iniciativas Estratégicas nos Sectores de Mineração e Energia para o Desenvolvimento das Capacidades Locais; Investimento Sustentável no Sector de Petróleo e Gás e os Desafios da Transição Energética entre outros.
A MMEC é a mais antiga e uma das maiores conferências realizadas em Moçambique sobre a indústria.
A mesma é organizada pela empresa baseada em Londres AME Trade, através da sua subsidiária moçambicana AME Moçambique, em parceria com a ENH, em representação do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), com os patrocínios da Sasol (na categoria de Ouro); Mozambique LNG, TotalEnergies e Rompco (Prata); Bureau Veritas, Vivo Energy e Standard Bank (Bronze); e Emose, CGA, Vulcan e Jindal Africa (Associados); entre vários parceiros nacionais.
(AIM)
Mz/sg