
Maputo, 05 Jun (AIM) – O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) a nível da cidade de Maputo, a capital moçambicana, recenseou 635.477 cidadãos, o equivalente a 87 por cento da meta.
O STAE devia abranger no processo que iniciou a 20 de Abril e terminou a 03 de Junho do corrente ano, só na autarquia de Maputo, 728.946 indivíduos.
Ao todo, Moçambique observou o recenseamento eleitoral em 65 cidades e vilas municipais, tendo como alvo indivíduos maiores de 18 anos ou que completam estes anos até 11 de Outubro próximo, data do VI pleito autárquico no país.
Não obstante, a Presidente da Comissão Provincial de Eleições na Cidade de Maputo, Ana Chemane, avaliou o processo positivamente e anunciou que a fase a seguir é a exposição dos cadernos eleitorais.
“Em termos de balanço do recenseamento eleitoral na cidade de Maputo cumpre-nos dizer que estamos bastante satisfeitos pois recenseamos 635.477 eleitores. Nós vamos proceder com a exposição dos cadernos eleitorais”, assegurou.
Chemane apelou a todos eleitores que se inscreveram para se aproximarem aos respectivos postos de modo a verificarem a sua situação e procederem com possíveis correcções e erros nos seus cartões de eleitor.
A fonte referiu também que o trabalho subsequente para os organismos de eleições é a preparação do pleito eleitoral marcado para 11 de Outubro.
“Para além da organização do processo de votação nós vamos continuar a trabalhar com os partidos políticos, sociedade civil, e todos aqueles que estão interessados no processo eleitoral no sentido de prepararmos a fase final que é o dia 11 de Outubro, fase de votação” referiu.
De acordo com o Boletim das Eleições Autárquicas de 2018 (últimas), do Centro de Integridade Pública (CIP), a cidade de Maputo previu recensear 796.965 cidadãos.
No entanto, recenseou 616.082 o equivalente a 77 por cento da meta. Assim, de lá para cá houve uma subida de 19.395 eleitores.
(AIM)
CC/mz