
Jornalistas em pleno exercício da profissão
Rosa Inguane da AIM, em Mafambisse
Mafambisse, (Moçambique), 18 Jul (AIM) – O Secretário Geral do Sindicato Nacional de Jornalistas, (SNJ), Eduardo Constantino, em final de mandato, pediu, hoje, aos membros do seu Conselho Nacional que decidam certo sobre a realização da VII Conferência Nacional, marcada para esta quarta e quinta-feira.
O Conselho Nacional é o órgão máximo de decisão do SNJ entre as conferências e está reunido em sessão ordinária, esta terça-feira, em Mafambisse, distrito de Dondo, na província de Sofala, no centro de Moçambique.
Falando na abertura da sessão, Constantino recordou que o Conselho Nacional é o órgão competente para decidir em torno da realização da Conferência Nacional.
Aliás, o evento antecede a VII Conferência Nacional do SNJ, que irá culminar na eleição de uma nova direcção desta organização que reúne jornalistas do sector público e privado.
“O Conselho Nacional é o órgão que estatutariamente tem a competência e, nestas suas funções, estamos aqui reunidos para deliberarmos se há ou não condições para realizarmos a VII Conferência Nacional”, esclareceu.
Eduardo Constantino, antigo chefe de Redacção da Rádio Moçambique, o canal público de radiodifusão, dirige o SNJ há mais de dez anos e considera ser esta uma óptima oportunidade para que sejam tomadas decisões que irão ditar o futuro da organização.
“Se este órgão decidir que não deve haver a conferência nacional, não haverá, por isso o apelo para que pensemos com responsabilidade, tendo em conta as preocupações do sindicato e anseios dos seus membros. Tudo está nas vossas mãos. Bom trabalho, boa reflexão e sobretudo uma boa decisão”, concluiu.
Entre outros pontos agendados para a sessão do Conselho Nacional figuram a apresentação do relatório de actividades e de contas do Secretariado Executivo cessante e parecer do Conselho Fiscal.
Nota ainda para a apreciação e aprovação da resolução que fixa o nome do SNJ no Registo Predial de Maputo.
De acordo com agenda em poder da AIM, os membros do Conselho Nacional irão ouvir uma palestra sobre o processo de pesquisa de petróleo na costa moçambicana.
O dia encerra com a homenagem pública a alguns membros do SNJ e parceiros.
A VII Conferência Nacional do SNJ contará com a participação de cerca de 80 delegados.
Concorrem três listas, nomeadamente de Delfina Mugabe, Faruco Sadique e Alexandre Chiure.
(AIM0
Rosa Inguane(RI)/dt