
Jornalistas na cobertura de uma conferencia de imprensa. Foto de Santos Vilanculos
Maputo, 11 Abr (AIM) – O Presidente da República, Daniel Chapo, endereçou hoje (11) uma mensagem de saudação em comemoração do 47º aniversário do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), que se assinala nesta sexta-feira.
Na mensagem, o Chefe de Estado sublinha a importância do jornalismo como pilar fundamental da democracia, coesão social e promoção da cidadania, ressaltando os valores de coragem, compromisso e profissionalismo dos homens da pena.
Na mensagem, Chapo destaca a liderança firme e visionária da direcção do SNJ, que tem guiado a instituição ao longo das últimas décadas. O estadista ressaltou a importância histórica e contínua do sindicato como defensor da liberdade de imprensa e da dignidade da profissão jornalística no país.
Chapo destaca o importante papel do SNJ na defesa dos direitos dos jornalistas, na promoção da liberdade de imprensa e na dignificação da profissão.
“Sob o lema ‘SNJ, 47 anos celebrando a coragem, compromisso e profissionalismo dos jornalistas’, rendemos justa homenagem à bravura, à dedicação e ao sentido de missão dos nossos profissionais da comunicação social. São estes valores que continuam a sustentar o papel do jornalismo como um dos pilares fundamentais da democracia, da coesão social e da promoção da cidadania”, le-se na mensagem.
O Presidente da República reafirmou o compromisso do Governo em trabalhar em estreita colaboração com o SNJ para promover um ambiente seguro, livre e profissional para o exercício da comunicação social no país.
“Neste percurso histórico, o SNJ tem sido um parceiro estratégico do Estado na defesa dos direitos dos jornalistas, na promoção da liberdade de imprensa e na dignificação da profissão. Reafirmo, por isso, o compromisso do Governo de Moçambique em continuar a trabalhar em estreita colaboração com o Sindicato
Nacional de Jornalistas, num espírito de diálogo, respeito mútuo e construção conjunta de um ambiente mais seguro, livre e profissional para o exercício da comunicação social no nosso país”.
O Chefe de Estado também reconheceu os desafios que a classe jornalística enfrenta e a responsabilidade colectiva de garantir condições para que o jornalismo continue a florescer com integridade, isenção e responsabilidade.
Concluiu com palavras de incentivo aos jornalistas moçambicanos, renovando os seus votos de perseverança, coragem e renovado profissionalismo. “Que o SNJ continue a ser farol de unidade, ética e desenvolvimento no seio da classe jornalística” .
(AIM) sg