Maputo, 18 Jul (AIM) – A Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, divulgou hoje os nomes dos cabeça-de-lista que vão concorrer nas 65 autarquias nas VI eleições agendadas para 11 de Outubro próximo.
Para a cidade de Maputo, a Renamo escolheu o deputado da Assembleia da República (AR), o parlamento, Venâncio Mondlane. Esta será a terceira vez que Mondlane concorre ao cargo de edil da capital do país. Nas duas anteriores foi derrotado.
O cabeça-de-lista para a viznha cidade da Matola é o também deputado da AR, António Muchanga. Ele concorreu e perdeu por três vezes naquele município.
Na nova vila autárquica de Matola-Rio, a Renamo apostou em Herinque Chirime; em Boane em Alcinda da Conceição e em Marracuene em Rahil Khan. Na Manhiça está Carvalho Mbeve e em Namaacha Janeiro Pedro.
Para a cidade de Lichinga, na província setentrional do Niassa, a Renamo indicou Orlando Augusto; para a cidade nortenha de Pemba (Cabo Delgado) Amido António; a de Nampula Paulo Vahanle; a central de Quelimane (Zambézia) Manuel de Araújo; a de Tete: Ricardo Frederico; a de Chimoio Manuel Macucove; a portuária da Beira Geraldo Carvalho; e a meridional de Inhambane Vitalino Macauze.
Para a província meridional de Gaza, indicou para o município de Xai-Xai Félix Tivane; de Chókwè Arlindo Afonso; da Macia Narciso Cumbane. Para o novo município de Massinguir, apontou Vasco Balói.
Relativamente aos novos municípios, em Cabo Delgado, apostou em Simão Amimo para Balama e em Magido Mussaibo para Ilha do Ibo.
Em Homoíne, na província de Inhambane aposta em Rogério Canda, em Guro, na de Manica, em Bernardo Cutama, em Caia, na de Sofala, em Martinho Francisco, em Murrumbala, na da Zambézia, em Abílio Magaia.
Em Mossuril, na província de Nampula, a Renamo apontou Lúcia Afate, em Mecanhelas, no Niassa, Bonifácio Verula, e em Chitima, na central de Tete, Alberto César.
(AIM)
Ac/FF