Maputo, 25 Jul (AIM) – A Índia investiu cerca de 316,4 milhões de dólares nos últimos dez anos em Moçambique, montante que coloca esta economia emergente da Ásia no sexto lugar na lista dos dez maiores investidores no mercado nacional.
O dinheiro foi aplicado essencialmente nos sectores da agricultura, agro-processamento, hidrocarbonetos, comercialização agrícola, energia, logística, indústria farmacêutica e serviços médicos.
Os dados foram revelados esta terça-feira (25), na cidade de Maputo, pelo ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, discursando virtualmente no Fórum de Negócios Moçambique – Índia.
O Ministro disse que o investimento indiano tem ajudado no melhoramento da condição de vida dos cidadãos de ambos países.
“A presença crescente de empresas de grande dimensão da Índia na área dos recursos minerais, indústria farmacêutica e hospitalar, em Moçambique, pontifica a dimensão político-estratégica das relações bilaterais entre os governos da Índia e de Moçambique, que se tem traduzido em acções conjuntas no âmbito do processo de desenvolvimento focado em sectores prioritários com impacto na melhoria das condições de vida dos nossos povos”, afirmou.
O Ministro acrescentou que “a capacidade competitiva, empreendedora e diversificada que a Índia dispõe a nível de capital, tecnologia, experiência e parceria, faz do mesmo [país] um parceiro privilegiado de Moçambique.”
Moreno disse ainda que a Índia constitui um parceiro estratégico nacional, sendo responsável por 15% das exportações nacionais.
“A nossa balança comercial regista nos últimos cinco anos a Índia como um parceiro estratégico de Moçambique, o terceiro maior parceiro a nível das exportações num total USD 5.805,3 milhões com um crescimento de 05%, o correspondente a 15% do volume total das exportações”, anotou.
Na ocasião, o Alto-Comissário da Índia em Moçambique, Shri Ankan Banerjee, referiu que o país constitui uma grande fonte de recursos agrícolas para aquele país asiático.
“Moçambique é uma importante fonte de recursos críticos para a agricultura da Índia. Moçambique exportou 1,2 biliões de dólares americanos nos últimos [tempos] em produtos agrícolas. Moçambique constitui também um destino importante para os produtos farmacêuticos da Índia”, concluiu.
O evento conhecido como a “Feira e Exposição Moçambique e Índia” decorre entre hoje e quarta-feira com o objectivo de promover as oportunidades de negócios, de investimentos e parcerias entre os empresários dos dois países.
(AIM)
CC/mz