Maputo, 30 Ago (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, felicitou o homólogo do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, pela sua reeleição para um segundo mandato na liderança dos destinos daquele país vizinho.
Em mensagem, cuja cópia foi enviada à AIM, o Chefe do Estado refere que acompanhou com muito interesse as eleições harmonizadas que foram realizadas na irmã República do Zimbabwe, a 23 de Agosto de 2023, tendo com satisfação tomado conhecimento da eleição de Mnangagwa para um segundo mandato.
“Em nome do Povo e do Governo da República de Moçambique, bem como no meu próprio, gostaria de felicitar Vossa Excelência e ao povo do Zimbabwe pela oportunidade de os liderar rumo ao alcance das suas aspirações de progresso e bem-estar. A vossa escolha em eleições altamente concorridas evidencia a confiança depositada em vós pela maioria dos eleitores para continuar a liderar a Nação zimbabweana em prol do desenvolvimento socioeconómico e bem-estar do povo zimbabweano”, lê-se na mensagem do Presidente da República.
O Chefe do Estado salienta que “enquanto vos desejo sucesso no desempenho das vossas nobres funções de Presidente da República do Zimbabwe, gostaria de assegurar-vos o meu empenho em trabalhar com Vossa Excelência para aprofundar os laços de irmandade e cooperação entre os nossos dois países e povos, bem assim na SADC, União Africana e Nações Unidas”.
Mnangagwa, candidato da ZANU-PF, partido no poder, ganhou as eleições presidenciais com uma margem de 52,60 por cento.
Na segunda posição ficou Nelson Chamisa, candidato da Coligação de Cidadãos para a Mudança (CCC) com 44,03 por cento de voto s válidos.
(AIM)
sg