Maputo, 04 Out (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, reiterou o apelo às formações políticas concorrentes às sextas eleições autárquicas em Moçambique para pautarem por uma postura de paz durante a campanha eleitoral.
Assim, disse o Chefe do Estado, estes devem abastecer-se de acções que alterem a ordem e tranquilidade públicas, evitando mensagens intimidatórias que contrariem o exercício democrático.
“Neste capítulo, também chamamos atenção aos nossos parceiros de cooperação e aos nossos amigos para observarem a ordem e a lei nacional”, disse o Chefe do Estado.
Nyusi falava, em Maputo, por ocasião da celebração, hoje, do 31º aniversário da assinatura dos acordos de paz.
“Façamos das sextas eleições autárquicas a maior festa da nossa democracia”, disse.
Alertou que há, porém, situações em que “podemos pensar que estamos a influenciar boas práticas de democracia, mas a estar a incitar a violência sem nos apercebermos”.
Para estas sextas eleições autárquicas, cuja campanha iniciou a 26 de setembro último, estão inscritos mais de 8,7 milhões de eleitores em todo o país.
O Presidente da República exortou, ainda, a população para a observância, com rigor, das medidas de prevenção a serem emitidas pelas autoridades na sequência das intempéries que poderão ocorrer com o aproximar da primeira fase da época chuva 2023/24.
A próxima época chuvosa poderá ser caracterizada por dois fenómenos naturais distintos.
Trata-se do El Nino, que poderá fustigar de forma acentuada as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo, sul de Moçambique, e as cheias que poderão afectar as regiões centro e norte, com ocorrência de chuvas normais, com tendência para acima do normal.
Aliás, para esta época chuvosa, as previsões hidrológicas da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH) apontam para cerca de 800 mil pessoas que poderão ser afectadas pelas cheias e inundações.
(AIM)
SC/mz