
Eleitores aguardam tranquilamente na assembleia de voto na Escola Primária Completa Amílcar Cabral, na cidade de Chimoio, província de Manica
Chimoio (Moçambique) 11 Out (AIM) – As primeiras horas de votação foram caracterizadas por um ambiente calmo e tranquilo na cidade de Chimoio, província central de Manica, em Moçambique.
As assembleias de voto abriram pontualmente as 07H00 da manhã desta quarta-feira.
Muito cedo os cabeças-de-lista dos quatro partidos políticos concorrentes na cidade de Chimoio, nomeadamente, Frelimo, Renamo, Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e a Nova Democracia (ND) estiveram nos locais de votação.
O secretário de Estado na província de Manica, Dick Kassotche foi o primeiro a votar na Escola Amílcar Cabral, seguido pela governadora da mesma província, Francisca Tomás que também exerceu o direito a voto no mesmo local.
Dick Kassotche manifestou a sua satisfação depois votar e lançou um vigoroso apelo aos munícipes para afluírem em massa as assembleias de voto.
“Fui um dos primeiros a votar. Estou muito satisfeito porque escolhi aquele que acho que será o dirigente desta autarquia. O meu apelo é que os outros munícipes participem no processo e exerçam o seu direito cívico”, disse Dick Kassotche.
A governadora da província de Manica, Francisca Tomás também aconselha aos eleitores a acorrerem em massa as mesas de voto.
“Votei e estou feliz. Quero que os munícipes façam o mesmo. Vote e vá aguardar em casa pelos resultados. Realizem as vossas actividades normalmente porque hoje é dia de festa. Cada um deve fazer a escolha do futuro dirigente do município”, lembrou Francisca Tomás.
O cabeça-de-lista do partido Frelimo, João Ferreira, foi primeiro a exercer o seu direito de voto, seguido de Manuel Macocove, do partido Renamo, Celestino Taperero, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e Diamantino Rangaridzi, da Nova Democracia (ND).
João Ferreira votou na Escola Primária Amílcar Cabral, no centro da cidade de Chimoio e Manuel Macocove esteve na Escola Primeira e Completa Centro Hípico, no bairro com o mesmo nome, sua zona de residência.
Enquanto Celestino Taperero, cabeça-de-lista do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) exerceu o seu direito cívico na Escola Secundária Vila Nova, no bairro Tambara 2 e Diamantino Rangaridzai, da Nova Democracia (ND) votou no bairro da Soalpo, também na sua zona de residência.
Depois da votação, os quatro cabeça-de-lista falaram a imprensa, apelando aos munícipes para se dirigirem aos locais de votação para exercerem o seu direito de voto.
Disseram que votar é uma forma democrática de escolher os futuros dirigentes dos municípios.
Apelaram aos eleitores para um voto consciente e evitar quaisquer situações que possa perturbar a lei e ordem.
Recomendaram os eleitores para abandonarem os locais de votação e regressarem as suas residências e desenvolver as suas actividades depois de exercerem o direito cívico e aguardarem tranquilamente pelo anúncio dos resultados.
Em todas as assembleias de voto visitadas pela reportagem da AIM Chimoio eram visíveis enormes filas de pessoas, o ambiente era calmo e o nível de organização consideram bom.
As filas estavam divididas para mulheres grávidas, com crianças e idosos.
Na cidade de Chimoio funcionam 281 assembleias de voto, para assistir 209.093 eleitores.
(AIM)
NM/sg