Maputo, 17 Out (AIM) – As chuvas e ventos fortes que se fazem sentir em alguns pontos do país provocaram, esta terça-feira (17), a queda de cinco postes de média tensão, que resultou na interrupção no fornecimento de energia a cerca de 32.703 clientes da empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM), em alguns distritos das províncias centrais da Zambézia, Sofala, Manica e Tete.
Segundo a EDM, o referido fenómeno levou a uma interrupção no fornecimento de energia eléctrica aos distritos de Morrumbala, Derre, Mopeia, Luabo, Inhassunge, Chinde, na Província de Zambézia; Inhaminga, Chemba, Caia, e o Posto Administrativo de Chupanga, na Província de Sofala; Tambara, em Manica; e Mutarara, em Tete.
“Equipas técnicas da EDM foram mobilizadas para o terreno, visando o restabelecimento do fornecimento normal de energia eléctrica aos locais afectados. No entanto, a ocorrência de chuvas está a condicionar a realização dos trabalhos”, lê-se num comunicado de imprensa enviado hoje à AIM.
Devido a ocorrência de chuvas e ventos, a EDM apela para a observância de medidas de prevenção e segurança.
“Evitar estar próximo de qualquer equipamento eléctrico; evitar tocar nos cabos eléctricos ou postes; controlar as crianças para perto das infra-estruturas danificadas; desligar o quadro geral e todos os electrodomésticos, como televisores, geleiras e fogões, etc”, aconselha a EDM.
Apela, ainda, a manter sempre os aparelhos elétricos afastados da água; evitar manusear os aparelhos e equipamentos eléctricos com o corpo molhado ou descalço e não utilizar ferramentas eléctricas ao ar livre em condições de humidade.
AIM)
FG/dt