Maputo, 25 de Out (AIM) – O Banco Corporativo e de Investimento, First National Bank (FNB), sigla em inglês, registou, nos últimos tempos, a perda de receitas, na sua actuação no mercado bancário moçambicano.
As perdas devem-se, na essência, às condições macroeconómicas e à depreciação da moeda moçambicana nos últimos tempos.
Os dados foram revelados hoje (25), em Maputo, pelo Administrador Delegado do FNB Moçambique, Peter Blenkinsop, durante uma conferência de imprensa sobre o reposicionamento do FNB no país.
Blenkinsop garantiu que, apesar deste impacto, a instituição, que celebra 16 anos de existência no país, perspectiva ganhos até ao fim do ano.
“Como o resto do sector bancário, perdemos uma parte significativa, perdemos receitas em função das questões macroeconómicas e também da depreciação da nossa moeda. Contudo, o banco está numa situação de capital confortável”, assegurou.
“Embora tenha deixado de ganhar receitas em função destas adversidades, perspectivamos terminar o ano com lucros e estaremos aqui por mais tempo”, garantiu.
Sem revelar números, o delegado disse que o seu acionista principal, First Rand Limited, vai alocar ao banco quantias para que a instituição trabalhe mais no investimento.
“Não vou mencionar o valor, mas é suficiente para podermos trabalhar. O nosso acionista, o ‘First Rand’, indicou que tem confiança em nós e vai fazer uma injeção de capital no banco. Não para cobrir perdas, porque não é essa a situação em que estamos, mas para o investimento. Continuaremos a investir em infraestrutura, canais digitais para o futuro do banco”, disse.
Segundo a fonte, à medida que as condições macroeconómicas melhoram, o grupo estará disposto a fazer mais investimentos para o crescimento do banco.
Questionado sobre a provável redução de agências e ATMs (caixas eletrônicas} no país, a fonte refutou e garantiu estar a “aumentar a presença no mercado”.
(AIM)
CC/dt