Maputo, 27 Out (AIM) – Moçambique e Japão manifestaram hoje, em Tokyo, a sua vontade de reforçar a cooperação económica entre ambos os países.
A vontade foi expressa durante um encontro mantido hoje (27) entre a ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, com a homóloga do Japão, Kamikawa Yoko.
Um comunicado do ministro dos negócios estrangeiros de Moçambique refere que ambas “manifestaram o desejo de reforçar as relações bilaterais de cooperação e parcerias no domínio económico, comercial e de investimentos, tendo, neste âmbito, trocado impressões sobre a modernização do Porto de Nacala, os projectos de gás liquefeito em Cabo Delgado e o desenvolvimento de recursos humanos”.
O encontro incidiu também sobre a situação política internacional, particularmente o conflito entre Israel e Palestina, a guerra Rússia-Ucrânia, bem como a conjuntura política actual na Ásia.
Sendo Moçambique e Japão membros não-permanentes do Conselho de Segurança eleitos em Junho de 2022, Verónica Macamo e Kamikawa Yoko concordaram em trabalhar juntos no reforço das funções das Nações Unidas, na reforma do Conselho de Segurança e na promoção da iniciativa sobre a mulher, paz e segurança no seio da comunidade internacional.
Refira-se que Macamo iniciou domingo uma visita de trabalho ao Japão.
(AIM)
sg