Maputo, 15 Dez (AIM) – A capital moçambicana espera receber cerca de 98 mil visitantes durante a presente quadra festiva, dos quais 48 mil nacionais e 50 mil estrangeiros anunciou hoje (15), o secretário de Estado na cidade de Maputo, Vicente Joaquim.
“Prevê-se 60.800 dormidas, das quais 29.792 nacionais e 31.008 estrangeiras, prevê-se ainda que a situação das reservas seja estável e satisfatória”, disse o secretário durante o lançamento oficial da quadra festiva 2023/2024.
Disse que no caso de visitantes estrangeiros a afluência deve-se, em parte, a implementação e uso do visto electrónico, E-Visa.
Garantiu que as autoridades estão preparadas para lidar com a pressão que se pode sentir nos diversos sectores de actividade devido as festas do Dia da Família e Ano Novo.
“Por isso, como forma de garantir que estas celebrações ocorram num ambiente de ordem e tranquilidade, criamos comissões operativas multissectoriais, onde as actividades vão decorrer de forma contínua no período da vigência da quadra festiva”, declarou.
No sector dos transportes, disse que as entidades competentes estão a trabalhar com vista a garantir a movimentação de pessoas e bens. Já na saúde, assegurou ter sido feito o reforço de medicamentos e material cirúrgico para os hospitais.
Para a garantia do funcionamento normal das actividades económicas, disse estar a trabalhar com a Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) e assegurou a disponibilidade de oferta de produtos alimentares e serviços básicos.
Na ocasião, apelou a sociedade, sobretudo os automobilistas, para evitarem excessos e, deste modo, garantir festas tranquilas.
“Apelamos ao envolvimento de todas as forças vivas para que esta quadra festiva seja um verdadeiro momento de festa e não de luto e dor. Por isso, recomendamos aos automobilistas para que sejam prudentes nas estradas, evitem o álcool e velocidade excessiva”, disse.
Às famílias, pediu protecção das crianças e a polícia, a garantia da ordem e tranquilidade pública observando o código de conduta da polícia.
(AIM)
CC/sg