
Ponte Samora Machel. Imagem Teixeira Duarte Construções
Maputo, 05 Jan (AIM) – A Administração Nacional de Estradas (ANE) comunica que é interdita, a partir de quinta-feira (04) a circulação de veículos pesados com carga sobre a Ponte Samora Machel, na cidade de Tete, capital da província homónima, no centro de Moçambique.
A ANE explica em comunicado que a interdição visa dar lugar a trabalhos urgentes de reparação de uma âncora dos cabos pendurais.
“Esta intervenção de emergência será antecedida por uma inspecção e avaliação exaustiva dos danos e espera-se que seja concluída até o dia 10 de Janeiro corrente”, lê-se no documento.
“Os danos são decorrentes da passagem de camiões com excesso de peso, sendo que o último dos quais foi registado na noite de ontem, 04 de Janeiro de 2024. O excesso de carga tem causado a degradação precoce de elementos estruturais das estradas e pontes em diversos pontos do país”, acrescenta.
Por isso, a ANE lamenta os eventuais transtornos que a interdição da circulação de camiões pesados com carga possa causar aos utentes em geral e apela, reiteradamente, aos transportadores para o respeito dos limites de peso bruto e por eixos estabelecidos na lei.
A infra-estrutura consiste uma ponte rodoviária suspensa que atravessa o Rio Zambeze na cidade de Tete. A sua construção teve início em Março de 1968 e foi inaugurada a 20 de Julho de 1972 com o nome de “Ponte Marcelo Caetano” o então Primeiro Ministro do governo colonial Português.
Após a independência a ponte passou a chamar-se Samora Machel, primeiro presidente de Moçambique independente.
(AIM)
sg