Nampula (Moçambique), 03 Fev (AIM) – Na província nortenha de Nampula, o três de Fevereiro, dia dos Heróis Moçambicanos, foi pautado por pronunciamentos que apelam à exaltação da moçambicanidade e paz.
Por ocasião da data 110 cidadãos receberam insígnias da República por se terem destacado em diversas áreas numa cerimónia orientada pelo Secretário de Estado na província de Nampula, Jaime Neto, que destacou as qualidades daqueles que no passado e actualmente dão o melhor de si, por Moçambique.
“Este dia para nós é bastante importante para reflectirmos nas nossas acções na luta para o desenvolvimento. Os nossos heróis são o exemplo e afirmação da identidade colectiva, a sua importância transcende as crenças políticas, sociais, ideológicas, de grupos isolados, por isso o três de Fevereiro tem um significado especial porque é uma data que nos permite homenagear os nosso símbolos mas também serve de momento e pretexto para rebuscarmos os valores mais nobres que eles defendem”, afirmou.
Na praça dos Heróis Moçambicanos a nível de Nampula, o Secretário de Estado dirigiu-se a um contingente das Forças Armadas de Moçambique a quem encorajou a lutar para derrotar o terrorismo que assola a vizinha província de Cabo Delgado.
Dirigindo-se depois a populares, Jaime Neto recordou o recente acto eleitoral que irá culminar dentro de dias com a tomada de posse dos órgãos municipais e edis eleitos, apelando para que a ocasião se transforme num momento de celebração da democracia.
“Estamos a escassos dias da investidura dos cidadãos eleitos numa cerimónia solene que deve constituir em momento de festa e celebração. Queremos usar desta oportunidade para apelar a participação de todos neste acto exortando para que tudo decorra em estreita obediência à lei e às instituições, bem como das suas decisões”, exortou.
Instou aos os futuros dirigentes autárquicos a cumprirem com zelo os respectivos mandatos e a merecerem confiança que os munícipes neles depositaram.
Num olhar ao futuro breve, Jaime Neto fez menção as eleições de Outubro próximo, processo que deverá arrancar com uma jornada de recenseamento dos cidadãos.
“ O presente ano será igualmente marcado pela realização de eleições e os moçambicanos terão o privilégio de eleger o presidente da República, os deputados e governadores provinciais. Queremos apelar e exortar a participação activa de todos com idade eleitoral, para que chegado o período afluam aos postos de recenseamento para se registar”.
A propósito da época chuvosa, em curso, o governante deixou uma mensagem as famílias e comunidades para que se protejam, privilegiando medidas de prevenção para evitar doenças como cólera e malária.
Presente nas comemorações, o governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues, falou de conquistas como liberdade e entidade própria que orgulham os moçambicanos e que por isso devem ser eternizados.
“Celebrar e aprofundar os nossos valores de moçambicanidade. É fundamental que cada um de nós assuma que a sua acção e dignidade contribui para que o número de heróis cresça. Produzir, combate ao terrorismo, todos os moçambicanos querem a paz”, anotou.
(AIM)
Rosa Inguane(RI/mz)