Maputo, 5 Fev (AIM) – Dois aviões da companhia de bandeira nacional Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) colidiram em terra, no domingo, na cidade de Inhambane, capital da província homónima na região sul do país.
A LAM anuncia em comunicado que já participou a ocorrência à Autoridade de Aviação civil de Moçambique para os devidos efeitos.
Uma das aeronaves Q400 acabava de aterrar em Inhambane, vinda de Maputo, e tinha como destino a estância turística de Vilankulo.
A segunda aeronave também estava a fazer uma escala em Inhambane na rota Vilankulo/Joanesburgo. Ambos os aviões transportavam passageiros de várias nacionalidades.
A LAM informa aos clientes e ao público em geral que devido ao incidente vai reprogramar alguns voos.
“A reprogramação visa assegurar que todos os protocolos de segurança foram
observados após o incidente ocorrido durante o parqueamento”, lê-se no comunicado.
Refira-se que em Abril, o Governo colocou a LAM sob a gestão da empresa sul-africana Fly Modern Ark (FMA), responsável pela rentabilização da companhia e para resgata-la da falência.
Sob a administração da FMA, a companhia retomou os voos directos de Maputo para Lisboa, após uma interrupção de 12 anos. Adquiriu também o seu primeiro avião de carga Boeing 737-300, para fazer face à procura de transporte de mercadorias.
Na semana passada, o ministro dos Transportes, Mateus Magala, reconheceu que a LAM ainda se encontra em fase de readaptação, na sequência de avarias e outros problemas.
(AIM)
Pf/sg