
Paulino Checo, AIM, em Vilankulo
Vilankulo (Moçambique), 08 Set (AIM) – O candidato presidencial pela Frelimo `as gerais de Outubro próximo, Daniel Chapo, assegurou neste domingo (08), na província de Inhambane, sul de Moçambique, que o distrito de Vilankulo reúne todas as condições para ser considerada capital turística do país.
Assim, o candidato do partido governamental em Moçambique nas eleições gerais de 09 de Outubro próximo prometeu que, caso seja eleito, vai trabalhar para que esse desiderato seja alcançado.
A abordagem de Chapo enquadra-se no seu projecto de criar capitais temáticas, onde a província de Inhambane, em especial o distrito de Vilankulo, poderá passar a ser a capital turística do país. “No nosso entendimento, a nossa província de Inhambane, principalmente aqui em Vilankulo, tem todas condições para albergar a capital turística”, disse, no seu primeiro comício eleitoralista em Vilankulo, sua porta de entrada a Inhambane, província em que vai trabalhar nos próximos três dias.
No entanto, o candidato lembrou que para transformar a província em capital turística é necessário investir nas infra-estruturas para facilitar o acesso, tarefa que se predispôs a executar logo que for eleito Presidente.
“Vamos reabilitar a estrada que liga Pambara e Vilankulo. Trata-se de uma via importante para o desenvolvimento local”, destacou.
Vincou que o turismo tem potencial de criar emprego, oportunidades de negócios, e toda uma demanda em vários sectores, nomeadamente, transporte, educação, energia, saúde, ambiente, entre outros.
De acordo com o candidato, “desenvolvendo o turismo como deve ser, vamos conseguir que Inhambane possa catapultar outras áreas de desenvolvimento, numa visão em que Vilankulo, tendo em conta as suas potencialidades, deve se assumir chave nesse processo”.
Para o candidato suportado pela Frelimo, isso vai ajudar o país a alcançar a independência económica, através de transformação estrutural da economia, para a melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos, com políticas e medidas de aceleração económica investindo em sectores estratégicos como turismo, agricultura, energia, pesca, indústria, para garantir e a justa distribuição da riqueza aos moçambicanos.
Assegurou que a preocupação de Vilankulo relacionada com a degradação da marginal local já tem dias contados, tendo em conta que há fundos para estudo de viabilidade para a reabilitação. “Já temos dinheiro para reabilitar a marginal. Já temos o projecto e estamos à espera de executá-lo”, disse.
Partilhou que, à semelhança do que aconteceu em Inhassoro e Govuro, há novos acordos com a Sasol, multinacional sul-africana que explora gás natural local, para realização de acções de cariz social em Vilankulo, sobretudo em Pambara.
“Há acordos para que Inhambane se beneficie de transporte movido a gás, para melhoria da mobilidade na província, tendo em conta que a mesma dispõe de gás e esse recurso deve beneficiar a população local”, salientou.
Realçou que uma particular atenção será dada à exploração de recursos naturais, assegurando a transformação interna para criar emprego para jovens e agregar valor aos produtos nacionais, substituindo importações e aumentar exportações em benefício da economia.
Vilankulo é uma região costeira. Nos seus atractivos turísticos ostenta o paradisíaco arquipélago de Bazaruto, uma das zonas turísticas mais importantes de Inhambane, do país e do mundo, faltando apenas a criação de uma rede de infraestruturas fiáveis para se consolidar como destino turístico de referência.
Neste domingo (08), Chapo foi recebido no distrito de Vilankulo, num ambiente de apoteose.
A população da baía de Vilankulo considerou o candidato como filho da casa, justamente porque, antes das eleições internas da Frelimo, a 05 de Maio deste ano, em que saiu candidato daquela formação política a Presidente da República, Chapo era governador provincial de Inhambane.
“Muito obrigado Inhambane. Muito obrigado Vilankulo. Vocês formaram o candidato que hoje está aqui a falar. Se não fossem vocês eu não seria candidato”, lembrou.
Além de Vilankulo, o candidato da Frelimo vai trabalhar, ainda este domingo, nos distritos de Massinga e Morrumbene.
(AIM)
PC/mz |