![](https://aimnews.org/wp-content/uploads/2023/05/COLERA.jpg)
Centro de tratamento de colera
Maputo, 20 Fev (AIM) – O governo moçambicano decretou Gilé, distrito da província da Zambézia, livre da cólera, reduzindo assim para 33 o número de distritos com um surto ainda activo.
O facto foi anunciado hoje (20) pela porta-voz do Conselho de Ministros, Ludovina Bernardo, em conferência de imprensa minutos após o término da 4ª sessão ordinária, que teve lugar em Maputo.
Ludovina Bernardo, que também é vice-ministra da Indústria e Comércio, afirmou que dos 33 distritos, sete não registaram nenhum caso de cólera nos últimos dias, o que significa que o sector de saúde está a envidar esforços para travar a propagação da doença.
“A população está a colaborar para que nos possamos ver livres da cólera. Portanto, se tudo correr bem, e continuarmos a implementar as medidas que são referidas pelo sector [de saúde] nos próximos dias poderemos ter menos distritos com a situação da cólera”, vincou.
Dados actualizados do Ministério da Saúde apontam que desde Outubro de 2023 até segunda-feira (19) o país registou um total de 11.916 casos de cólera, cujo saldo foram 27 óbitos, o que corresponde a uma taxa de letalidade de 0,2 por cento.
Excluindo Gilé, os distritos que ainda continuam com casos significativos são Eráti, Mecubúri, Nacarôa, Meconta e cidade de Nampula, todos da província nortenha de Nampula.
Os distritos de Montepuez, Chiúre, Pemba, Ancuabe, Metuge e Namuno, na província de Cabo Delgado, norte do país, e os de Mágoè, cidade de Tete, Angónia, Cahora Bassa, Macanga, Tsangano e Marara, província central de Tete; e os de Gurué, Alto-Molócuè, Mocuba, também registam um numero significativo de casos de cólera.
Na província central de Sofala, as autoridades de saúde também anotaram os distritos de Caia, Muanza, Cheringoma e Maringué, que registam casos da doença.
Os distritos de Lichinga, Cuamba, Majune e Chimbonila, província nortenha de Niassa; também os de Guro, Vanduzi, Tambara e cidade de Chimoio, província central de Manica, igualmente anotaram casos de cólera nos últimos dias.
Dos 11.916 casos cumulativos notificados em todo o país, 3.759, foram reportados na província de Nampula, cifra que representa a 31,6 por cento do total de casos confirmados.
Tete reportou pelo menos 2.348 (19,8 por cento); Cabo Delgado 2.060 (17,4 por cento) e Zambézia registou 1.943 (16,3 por cento).
Em Sofala, as autoridades sanitárias registaram 1.271 (10,7 por cento) casos de cólera, Niassa reportou 362 (três por cento) e Manica 173 (1,2 por cento).
No geral, nas últimas 24 horas, o país registou um total de 45 casos de cólera, dos quais, 11 (24,4 por cento) casos são provenientes da província de Nampula, nove (20 por cento) de Manica; e seis (13,3 por cento) casos são provenientes de Cabo Delgado.
(AIM)
Ac/sg