Maputo, 21 Fev (AIM) – A Comissão Provincial de Eleições (CPE) da cidade de Maputo projecta recensear 99.488 eleitores para as VII Eleições Presidenciais e Legislativas, e IV de governadores provinciais, marcadas para o dia 09 de Outubro próximo.
O dado foi partilhado hoje (21), em Maputo, pela presidente da CPE a nível da capital moçambicana, Ana Chemane, na cerimónia de abertura de uma Formação de Formadores Provinciais dos Agentes de Educação Cívico Eleitoral.
Sobre a formação disse que os profissionais serão dotados de competências para sensibilizar os potenciais eleitores a afluírem em massa aos postos de recenseamento eleitoral.
“A nossa expectativa é que no final desta formação, que vai durar três dias, os formandos sejam habilitados com conhecimentos e ferramentas suficientes para capacitarem outros actores em matéria de mobilização, sensibilização de todos os cidadãos com capacidade eleitoral activa para afluírem massivamente aos postos de recenseamento eleitoral, visando o alcance da meta de 99.488 eleitores”, disse.
Dos formandos Chemane diz esperar uma postura “ética-pedagógica” para que a sua postura vá de acordo com os ensinamentos recebidos.
“Na qualidade de candidatos a formadores eleitorais, espera-se que assumam desde já a missão do órgão de gestão Eleitoral-CNE, que resume na orientação; superintendência; fiscalização, organização dos recenseamentos e actos eleitorais; Prevenção de conflitos, credibilização dos processos eleitorais, aceitabilidade dos resultados eleitorais, movidos e orientados pelos nobres valores do órgão que são: liberdade, justiça e transparência”, acrescenta.
Chemane conclui exigindo dos formandos disciplina, pontualidade e assiduidade, pois concorrem para um cargo “nobre e desafiador”.
O recenseamento eleitoral vai decorrer de 15 de Março a 28 de Abril e cobre todos os cidadãos moçambicanos com idade igual ou superior a 18 anos, ou que complete 18 anos até ao dia 09 de Outubro do corrente ano.
(AIM)
CC/sg