Alto Molócuè (Moçambique), 27 Fev AIM – Um cidadão encontra-se sitiado, desde as 17h00 desta terça-feira, depois que as águas do rio galgaram a ponte sobre o rio Molócuè, norte da província central da Zambézia, em Moçambique.
Trata-se de um indivíduo de cerca de 22 anos de idade que, aparentemente, padece de problemas mentais.
Segundo o relato de populares, o cidadão, cuja identidade não foi possível apurar, passa a vida nos escombros daquela infra-estrutura.
A AIM presenciou as águas do rio Molócuè a galgarem a ponte que acabou por ficar submersa.
Enquanto isso, o jovem referido deambulava ao longo da travessia clamando por socorro. Até a retirada da nossa reportagem do local ele continuava confinado por cima de um dos escombros adjacente a ponte.
Entretanto, a administradora do distrito de Alto Molócuè, Anifa Mesa, disse a AIM, há momentos que as águas galgaram a ponte sobre rio Molócuè devido as descargas do curso de Nauela ao longa daquela jurisdição administrativa.
“O rio Molocué é longo e água que galgou a ponte vem do rio Nauela devido a chuva que está a cair desde fim de semana”, confirmou.
Questionada sobre o cidadão sitiado, a fonte garantiu que já foi destacada uma força conjunta liderada pelo Serviço Nacional de Salvação Pública para a operação de resgate.
Actualmente, o trânsito está interrompido sobre a ponte e, por isso, a população recorre a vias alternativas.
A fonte desencoraja o uso da ponte enquanto estiver submersa sob o risco de danos e perdas de vidas humanas.
O fenómeno é descrito como sendo recorrente podendo deixar a ponte dois dias submersa.
(AIM)
Lopes Obadias /sg