Maputo, 01 Mar (AIM) – O antigo presidente tanzaniano, Ali Hassan Mwinyi, morreu quinta-feira aos 98 anos de idade, vítima de doença, no Hospital de Mzena, em Dar es Salaam.
A morte de Mwinyi, que acontece quando faltavam apenas três meses para completar 99 anos, foi anunciada pela Presidente tanzaniana, Samia Suluhu Hassan.
Mwinyi foi Presidente da Tanzânia entre 1985 e 1995. Sucedeu ao primeiro presidente da República, Mwalimu Julius Nyerere.
O antigo estadista tem o crédito de ter introduzido o multipartidarismo e a flexibilização do controlo estatal da economia.
O Daily News escreve na sua página electrónica que o corpo de Mwinyi, será sepultado sábado na aldeia de Mangapwani, em Unguja, Zanzibar.
De acordo com informações divulgadas sexta-feira pelo gabinete do Primeiro-Ministro, Kassim Majaliwa, o corpo do finado será levado para a Grande Mesquita de Kinondoni, em Dar es Salaam, para orações.
Depois da oração, o corpo será levado para o Estádio Uhuru para que membros do Governo, diplomatas e a população possam render a última homenagem ao antigo Presidente.
O Primeiro-Ministro afirmou ainda que, no fim da tarde, o corpo será transportado de avião para Zanzibar, onde será sepultado, cuja cerimónia será conduzida pela Presidente Samia Suluhu Hassan.
Na sequência da sua morte, a Presidente Samia declarou sete dias de luto nacional em honra de Mwinyi, popularmente conhecido como “Mzee Rukhsa”, durante o qual a bandeira será içada a meia haste.
(AIM)
Africa news/Daily News/sg