Maputo, 01 Mar (AIM) – A Procuradoria Geral da República (PGR) repudia os ataques às instalações e residências dos magistrados do Ministério Público em exercício de funções em Manica, que se registam nos últimos tempos naquela província do centro de Moçambique.
Em comunicado, a PGR afirma que os ataques são perpetrados por indivíduos ainda desconhecidos, através da destruição e vandalização de infra-estruturas, onde são subtraídos bens, processos, e demais equipamentos apreendidos em sede de instrução.
No período de Setembro de 2023 a Fevereiro de 2024, foram vandalizadas residências de magistrados e as instalações do Gabinete Provincial de Combate a Corrupção de Manica e a Procuradoria da República da Cidade de Chimoio.
A PGR adverte que “estes actos constituem uma afronta à administração da justiça, pelo facto de colocarem em causa os fundamentos do Estado de Direito Democrático e fragilizarem as acções das instituições da justiça que são o bastião dos cidadãos na busca de soluções para as suas disputas”.
O Ministério Público repudia tais ataques e encoraja aos magistrados a não se intimidarem e a continuarem formes com a sua missão.
“A Procuradoria Geral da República, juntamente com as entidades competentes, está a encetar diligências com vista a identificação, localização e responsabilização dos autores”, acrescenta do documento.
Refira-se que o último ataque ocorreu na madrugada de quinta-feira (29), a residência de um procurador distrital de Manica, onde malfeitores ainda a monte atearam fogo.
No momento em que iniciou o incêndio, o procurador encontrava-se ausente. Porém, no interior da residência estava o seu sobrinho, cuja identidade e idade não foram revelados.
O incêndio foi debelado graças a intervenção do corpo de salvação pública, sem, no entanto, ter causado vítimas humanas.
Entretanto, as autoridades garantem que já foram accionadas todas as linhas operativas para a neutralização dos malfeitores.
Quando o incêndio aconteceu acabava de se mudar para a residência oficial.
Num incidente separado, um grupo de indivíduos desconhecidos assaltou recentemente o Gabinete Provincial de Combate à Corrupção e a procuradoria distrital da cidade de Chimoio, onde roubaram vários bens.
(AIM)
Sg/