Maputo, 04 Mar (AIM) – O governo moçambicano projecta modernizar 128 instituições públicas e expandir a Rede Electrónica do Governo (GovNET) para as regiões mais recônditas do país anunciou hoje, em Maputo, o ministro da Ciência ,Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara.
Para o efeito, o embaixador da Itália acreditado em Moçambique, Giani Bardini, entregou equipamento tecnológico, destinado à Rede Electrónica do Governo, comumente designada por GovNET, ao Instituto Nacional de Governo Electrónico, Instituto Público (INAGE, IP), com vista a melhorar a prestação dos serviços públicos.
Nivagara explicou que o equipamento desempenha um papel fundamental na facilitação da comunicação de dados a nível da Administração Pública em Moçambique, entre os funcionários públicos e, entre estes e os cidadãos, com recurso à internet e à plataformas Web.
Aliás, a cerimónia coincide com a celebração dos 20 anos de implementação da Rede Electrónica do Governo (GovNET) em Moçambique, plataforma que actualmente está presente em 932 instituições da Administração Pública e 141 sedes distritais.
Nivagara acrescentou que o governo tem estado a criar, reestruturar e adequar diversas instituições de sector das Tecnologias de Informação e Comunicação, para responder as necessidades específicas do novo modelo de desenvolvimento baseado em tecnologias digitais.
A implementação da Rede Electrónica do Governo (GovNET), iniciou em 2004 e ocorreu em duas fases, a Fase Piloto (GovNET Pilot Phase), visando resolver o problema da procura individual e descoordenada de serviços de comunicação de dados e acesso á internet pelas instituições públicas, o que onerava substancialmente ao Estado, nem sempre com a qualidade de serviços desejada, bem assim, o descuido no domínio da segurança electrónica que se verificava.
Por isso, os resultados satisfatórios da Fase Piloto impulsionaram o segundo financiamento do Governo da Itália, para a Fase de Extensão do Projecto (GovNET Extension), tendo interligado um total de 136 instituições públicas, sendo 44 a nível central (26 ministérios e 18 outras instituições na cidade de Maputo), 90 instituições a nível provincial e 2 instituições a nível distrital.
Além da provisão de equipamento informático, assumiu também, o compromisso no desenvolvimento de aplicações para a disponibilização de serviços do Governo Electrónico e, de acções de formação para a criação de habilidades em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) a estudantes, professores, funcionários do Estado e cidadãos no geral, definidas no âmbito dum outro projecto, designado Desenvolvimento de Recursos Humanos em Tecnologias e Comunicação para o Desenvolvimento.
(AIM)
NL/sg