
Imagem: Produção de alimentos, Foto de Santos Vilanculos AIM
Maputo, 12 Abril (AIM) – O Conselho dos Serviços de Representação do Estado na cidade de Maputo, anunciou hoje (12) que serão comercializados durante a campanha de comercialização agrícola 2024, cerca de 189 mil toneladas de produtos diversos, incluindo 132.374 toneladas de hortícolas diversas, 1.396 toneladas de leguminosas, 5.000 toneladas de tubérculos e 236 mil toneladas de cereais.
O director de Actividades Económicas na cidade de Maputo, Hélio Nunes, disse na ocasião que o Conselho de Serviço de Representação do Estado enaltece os quadros do sector agrário pela assistência concedida aos agricultores.
” A cadeia de produção agrícola compreende uma sequência de estágios”, disse Nunes. Por isso, o Programa Quinquenal do Governo 20/24 enfatiza na área comercial a dinamização da produção agrícola e o escoamento das zonas de produção para os centros urbanos.
Por seu turno, o administrador do distrito municipal Ka Mavota, Rodrigo Matavel, disse que nas últimas semanas os agricultores perderam parte considerável dos seus produtos agrícolas devido as enxurradas que fizeram sentir nos últimos dias na zona sul do país.
“Manifestar o nosso agrado pelo facto deste evento ter lugar aqui no nosso distrito, com maior produtividade a nível da cidade de Maputo, tendo como produtos de bandeira alface, repolho, cebola produzidos numa área de 816 hectares”.
Sob lema ” Comercialização agrícola dinamizadora do agro-negócio e industrialização “, o lançamento da campanha de comercialização agrícola 2024 no distrito municipal Ka Mavota foi marcado por um debate e reflexão sobre desafios do sector agrícola, potencial da cidade de Maputo e cadeia de valor, incluindo produção, distribuição, transporte, vias de acesso, processamento, comercialização interna e exportação.
(AIM)
MR/sg