
Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, a esquerda na companhia do Secretário-geral, Roque Silva
Maputo, 03 Maio (AIM) – A Comissão Política da Frelimo, partido no poder em Moçambique, está reunida desde as 09h00 da manhã desta (sexta-feira), na Escola do Partido, na cidade da Matola, para apurar os três pré-candidatos às eleições internas para eleger o candidato desta formação política às presidenciais de 9 de Outubro próximo.
A sessão da Comissão Política iniciou quinta-feira, mas devido a complexidade do dossier da sucessão, os trabalhos não foram concluídos e espera-se que até as 13 horas sejam conhecidos os pré-candidatos a serem apresentados ao Comité Central do partido para a eleição do candidato.
O Presidente do partido, Filipe Nyusi, chegou a Escola Central do Partido cerca das 08h30, onde foi recebido pelo Secretário-geral do partido, Roque Silva, acompanhado por alguns membros da Comissão Política, tendo sido imediatamente encaminhado para a sala onde decorre a sessão do órgão.
Do lado exterior da sala de sessão, há uma moldura humana considerável, composta por membros e simpatizantes do partido, sobretudo os órgãos sociais da formação política, nomeadamente a Organização da Juventude Moçambicana (OJM), Organização da Mulher Moçambicana (OMM) e representantes da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional(ACLLN).
Antevê-se um dia de trabalho prolongado tendo em conta que, o membro do Gabinete Central de Preparação das Eleições Gerais de 9 de Outubro, Francisco Mucanheia confirmou ontem em conferência de imprensa existência de muitos pré-candidatos, factor que ditou o alargamento da sessão da Comissão Política para a manhã de hoje.
A fonte confirmou que o único ponto da agenda para os trabalhos de hoje é a eleição do candidato do partido as eleições presidências.
“Chegamos a um momento decisivo de produzir propostas de nomes. Queremos produzir propostas que vão ao encontro das expectativas dos moçambicanos, com capacidade para responder aos desafios actuais que o país enfrenta”, disse quinta-feira, Mucanheia.
O órgão reunido esta manhã, tem em cima da mesa, vários nomes de desde membros, incluindo da Comissão Política e Comité Central, que manifestaram a sua intenção de concorrer as presidenciais.
(AIM)
PC/sg