
Delegação do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves e delegação da Irlanda chefiada pelo Presidente da Comissão Parlamentar de Relações Exteriores e Defesa, Charles Flanagan
Maputo, 03 Mai (AIM) – A Irlanda manifestou hoje (03), em Maputo, a sua disponibilidade para continuar a apoiar a assistência humanitária às pessoas destituídas em Moçambique, através da implementação de projectos de desenvolvimento local e nacional, bem como em resposta aos desafios impostos pelas mudanças climáticas que, nos últimos anos afectam o país com uma maior frequência e intensidade.
A disponibilidade foi expressa pelo Presidente da Comissão Parlamentar de Relações Exteriores e Defesa da Irlanda, Charles Flanagan, minutos após uma audiência que lhe foi concedida pelo esta sexta-feira, pelo Vice-Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves.
Falando à imprensa, Flanagan disse acreditar que a cooperação bilateral entre os dois países concorre na busca de soluções para as mudanças climáticas, trazendo soluções e iniciativas ao nível local, nacional e também internacional.
Na província de Inhambane teve a oportunidade de visitar projectos de desenvolvimento rural que estão sendo financiados pelo governo irlandês, particularmente unidades sanitárias para a provisão de cuidados primários e assistência materno-infantil .
“No início da semana tivemos a oportunidade de visitar a província de Inhambane, onde tivemos a oportunidade de acompanhar alguns projectos que estão a ser implementados ao nível comunitário”, afirmou.
Apontou como exemplo projectos ligados a provisão de cuidados primários de saúde, produção de batata-doce de polpa alaranjada e iniciativas no âmbito da economia azul.
A Irlanda considera os projectos importantes e mostrou-se disponível para contribuir na assistência técnica para ajudar a melhorar e reforçar a as condições de vida dos moçambicanos.
No nosso regresso a Irlanda, disse Flanagan, “iremos submeter um relatório com recomendações específicas para o nosso governo continuar a elaborar projectos que possam estimular o desenvolvimento de Moçambique”.
A nível internacional, Flanagan disse que a Irlanda nota com satisfação que Moçambique e Irlanda partilham posições comuns sobre os desafios que afectam o mundo.
Como testemunho, Flanagan destacou o papel importante que Moçambique assume como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Garantiu que após a visita será elaborado um relatório com recomendações específicas ao governo irlandês no sentido de continuar a elaborar projectos de investimentos em Moçambique que possam reforçar a cooperação bilateral.
(AIM)
NL/sg