
Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, visita obras de construção do Hospital Geral de Nampula, localizado no bairro de Natiquiri
Nampula, (Moçambique), 17 Mai (AIM) – O Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, anunciou hoje que o Hospital Geral de Nampula, localizado no bairro de Natiquiri, arredores da chamada capital do norte, província do mesmo nome, deverá ser concluído no próximo ano (2025)
O prazo inicial para a conclusão das obras, que arrancaram em 2017, indicava para antes do ano em curso.
Maleiane falava a jornalistas no final de uma visita de monitoria às obras de construção daquela unidade sanitária, cuja execução está na ordem de 80 por cento.
“Garantir que o governo está a fazer de tudo para que a obra termine. Em princípio deveria terminar este ano, mas houve atraso no relacionamento financeiro. Prevíamos terminar em 2019, mas agora é uma questão de regularizar as dividas. É preciso reconhecer, com os empreiteiros e fiscais, pôr também a par, os nossos parceiros que estão a financiar, além do governo, temos o BADEA e o Fundo Saudita”, explicou.
Segundo o governante, depois dos acertos com os intervenientes na empreitada novos prazos deverão ser fixados.
“O governo precisa de desembolsar 1,7 milhões de dólares (cerca de 70 milhões de meticais). O resto será da parte dos doadores, em montantes acordados e que são do domínio do Ministério da Saúde”, acrescentou.
Maleiane disse ser necessário acelerar o processo da conclusão das obras do Hospital Geral de Nampula.
“Temos que acelerar este processo, Nampula está a precisar. É verdade que vamos ter também uma unidade sanitária no distrito de Meconta, num modelo que estamos a implementar. Isso mostra o esforço, e só para ver, o Sistema Nacional de Saúde (SNS) conta, naturalmente, com o serviço público privado e o comunitário”.
Na manhã desta sexta-feira, o Primeiro-ministro deslocou-se ao distrito de Rapale, onde visitou a empresa “New Horizons”, uma cadeia avícola integrada que explora o frango de corte, poedeiras, para a produção de ovos e uma fábrica de ração e silos.
No período da tarde, Maleiane dirigiu o encerramento da XV edição do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares ganha pela província de Gaza, sendo que a anterior campeã, Manica, terminou na terceira posição. O segundo lugar do pódio ficou para Tete.
Maleiane anunciou que o XVI Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares será em 2026 na província de Inhambane.
(AIM)
RI/dt