
Candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo (a esquerda) e presidente do partido no poder, Filipe Nyusi
Chimoio (Moçambique), 31 Mai (AIM) – O candidato do partido Frelimo, o partido no poder em Moçambique, às VII eleições presidenciais marcadas para nove (09) de Outubro próximo, Daniel Chapo, disse que um dos seus compromissos na governação é combater a corrupção.
Reabilitar e melhorar infraestruturas públicas e prover serviços de saúde e educação de qualidade engrossam os objectivos de governação de Chapo, caso vença as eleições pela Frelimo.
Nas eleições gerais de Outubro de 2024 serão também eleitos deputados da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, e membros das assembleias províncias.
Daniel Chapo vincou que será implacável contra todos actos de corrupção e em todas as áreas de actividade por ser um mal que retarda o desenvolvimento de Moçambique.
Segundo Chapo, a corrupção é um mal que mancha a boa imagem da governação e tem impacto negativo directo na vida da população.
O candidato da Frelimo falava esta sexta-feira (31), na cidade de Chimoio, capital provincial de Manica, centro do país, durante a sua apresentação pública feita pelo actual Presidente da República, Filipe Nyusi, também da mesma formação política.
“Estou aqui para dizer obrigado aos moçambicanos pela confiança que depositaram em mim para representar o partido Frelimo nas eleições gerais do próximo mês de Outubro. Pela confiança que depositaram em mim para que, caso me elejam, conduza os destinos de Moçambique”, referiu Chapo.
Destacou a componente infra- estruturas.
“Sabemos que a população precisa de água, água potável, mais unidades sanitárias, melhores condições de educação e vias de acesso. Esses problemas só podem ser resolvidos com o envolvimento de todos os moçambicanos. A nossa governação será inclusiva”, sublinhou Chapo.
Lembrou que a Unidade Nacional é fundamental para o crescimento de Moçambique.
De acordo com Chapo é através da Unidade Nacional que se pode combater qualquer entrave ao desenvolvimento.
“Vamos estar unidos e combater todos os males que minam o nosso progresso. Vamos trabalhar a terra, aumentar a produção agrícola e eliminar a dependência externa. Vamos também industrializar o país para criar mais emprego para os jovens”, prometeu.
Por sua vez, o actual Presidente da República, Filipe Nyusi, deixou espaço para que alguns cidadãos que conhecem Daniel Chapo, desde a infância, usassem da palavra.
Dois cidadãos, por sinal, amigos de infância de Daniel Chapo, disseram ser um candidato certo para conduzir os destinos do país.
“Eu estudei com o candidato na Escola Secundária de Dondo, província central de Sofala. Ele é um homem calmo e inteligente, e com um perfil e intelecto capaz de construir um Moçambique cada vez melhor”, afirmou Charnaldo Ndaipa.
A apresentação do candidato da Frelimo para as VII eleições presidenciais foi marcada por um momento de festa.
Membros e simpatizantes do partido Frelimo inundaram a praça da Independência Nacional, local que acolheu a cerimónia.
(AIM)
NM/mz