
Cabeça-de-lista da Renamo, para governador da província de Manica, centro de Moçambique, Saimone Macuiane
Chimoio (Moçambique) 29 Jul (AIM) – O cabeça-de-lista do partido RENAMO, para governador da província de Manica, centro de Moçambique, Saimone Macuiane, diz que vai priorizar a reabilitação e melhoria dos sistemas abastecimento de água, bem como o combate à corrupção, caso seja eleito nas eleições no próximo dia 9 de Outubro.
O país realizará, em Outubro, as VII eleições gerais e presidenciais e as IV das assembleias provinciais.
Aliás, a eleição dos governadores provinciais é feita no modelo cabeça de listas e mais votado é o governador da província.
Macuiana que no fim-de-semana trabalhou na cidade de Chimoio, foi apresentado pública como candidato a governador da província de Manica.
“Pensamos em prover mais água à população por meio de furos ou mesmo aproveitar a água dos rios. A construção de barragem não apenas para o consumo humano, mas para outras actividades do como a irrigação de campos agrícolas, disse Macuiana.
“O nosso objectivo é corresponder o desenvolvimento da província e as expectativas da população. Vamos servir melhor os cidadãos. Tornar o nosso manifesto eleitoral em acções concretas que poderão ter um impacto na vida dos residentes da província de Manica e de Moçambique, em geral”.
Pediu o envolvimento de todas as forças vivas da sociedade para o desenvolvimento da província, nos próximos cinco anos (2025-29), caso vença nas eleições.
“A saúde é uma questão humanitária. Mas vemos que o nosso sistema de saúde deixou de funcionar. Hoje, nas unidades sanitárias não temos medicamentos. Os profissionais de saúde estão sem moral para trabalhar. Nós, como a RENAMO, apostamos no melhoramento dos serviços de saúde a todos os níveis e criar melhores condições para os seus profissionais”.
Acrescentou que a corrupção é outro mal que está a retardar o processo de desenvolvimento de Moçambique.
“Quando as mulheres grávidas vão ao hospital são cobradas dinheiro para serem bem atendidas. O problema não está apenas na saúde. Vemos isso na educação, polícia e outros serviços públicos. Portanto, consta do nosso plano de governação acabar com este mal que preocupa a sociedade”, referiu Macuiana.
Na ocasião, apelou a população a se dirigir às assembleias de voto no dia 9 de Outubro para exercer o seu direito cívico de votar ou ser eleito.
Lembrou que só votando é que cada cidadão estará a participar no processo democrático porque faz a livre escolha do dirigente e o partido que deverá dirigir a província e o país.
“A nossa mensagem é que todo aquele cidadão que tem a idade eleitoral e que se recenseou deverá fazer-se, logo pela manhã cedo, a sua assembleia de voto para escolher o Presidente da República, os deputados para a Assembleia da República e o governador da sua província. Não deixe que alguém escolha por ti”.
A cerimónia de apresentação de Saimone Macuiana como cabeça-de-lista do partido RENAMO foi antecedida por uma marcha pelas artérias da cidade de Chimoio e foi desaguar no populoso bairro de Soalpo.
Dados do Secretário Técnico de Administração eleitoral (STAE) indicam que estão recenseados na província de Manica um total de 1.128.189 eleitores.
(AIM)
Nestor Magado (NM) /sg