
Primeira-dama de Moçambique, Isaura Nyusi, oferece Natal Solidário às crianças do Lar Madre Maria Clara do Mumemo distrito de Marracuene, município de Maputo
Matola, 01 Jun (AIM) – Cerca de 15 mil crianças órfãs, dentre as quais umas desempenham o papel de chefe de família, carecem de assistência nas áreas de saúde, educação e alimentação para suprir as necessidades diárias.
Pelo menos 2 mil destas crianças são atendidas nos centros de acolhimento onde recebem acompanhamento em diversas áreas.
O facto foi revelado hoje, na Matola, capital da província sulista de Maputo, pela esposa do governador daquela província, Olinda Tule, durante as cerimónias de comemoração de Dia Internacional de Criança, que se assinala sob lema: “Proteger As Crianças É Dever De Todos Nós”.
“O governo está ciente de que a violência baseada no género, as piores formas de trabalho infantil, a necessidade de educação, saúde e habitação continuam sendo um desfio no qual nos comprometeremos a lutar para que a criança do nosso país e da nossa província, em particular, possa gozar dos seus direitos”, disse.
Disse ainda ser notório “o esforço do governo no aumento da cobertura da educação, melhorias e expansão da rede sanitária, coberturas de mais famílias e crianças vulneráveis pelo programa de protecção social existente, o que acreditamos que se pretende cada vez mais alcançar mais crianças na salvaguarda dos seus direitos.”
A esposa do governador assegurou que o governo continuará a trabalhar para o bem-estar da criança, com zelo, para que os seus direitos não sejam postos em causa.
(AIM)
ZT/dt