
Candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo. Foto arquivo
Maputo, 01 Jun (AIM) – O candidato da Frelimo à Presidência da República e secretário-geral interino desta formação política, Daniel Chapo, apela às crianças, principalmente as raparigas, para não se envolver em uniões prematuras.
Chapo disse que as uniões prematuras põem em risco o desenvolvimento intelectual das crianças ao inibir para que elas frequentem a escola, perigando, desta forma, o seu futuro.
Apelou para que as crianças se foquem no processo de ensino e aprendizagem como forma de salvaguardar o seu bem-estar social.
“Meninos e meninas, é muito importante estudarem. É muito importante, sobretudo para as raparigas, estudarem. Nós, como pais, estamos contra os casamentos prematuros, porque esses fazem com que as crianças que deviam estar a estudar, principalmente as raparigas, não estudem”, disse.
Chapo falava hoje, na província de Manica, por ocasião do Dia Internacional da Criança, que se assinala sob lema: “Proteger as crianças é dever de todos nós”.
O candidato do partido no poder em Moçambique chamou a atenção para que as crianças tenham domínio dos seus direitos e deveres, de forma a que não sejam postos em causa.
“A criança tem direito a um nome, a estudar. A criança tem vários outros direitos, mas também a criança tem deveres e um dos deveres é respeitar os mais velhos, como disseram aqui. A criança tem o dever de honrar os seus pais”, vincou.
A efeméride assinalou-se, pela primeira vez, em 1950, por iniciativa das Nações Unidas com objectivo de chamar atenção para os problemas que as crianças na altura enfrentavam. Nesse dia, os Estados-Membros reconhecem que todas as crianças do mundo têm direito a afecto, amor, compreensão, alimentação, educação, saúde e protecção contra todas as formas de exploração, entre outros direitos.
(AIM)
ZT/dt