
Destroços do avião que transportava o vice-Presidente malawiano, Saulos Chilima. Foto Lusaka Times
Maputo, 11 Jun (AIM) – O Presidente malawiano, Lazarus Chakwera, confirmou hoje a morte do seu vice, Saulos Chilima e outras nove pessoas em um acidente aviação ocorrido segunda-feira (10).
“A operação de busca e salvamento que ordenei para procurar o avião desaparecido que transportava o nosso vice-Presidente e mais nove pessoas foi concluída e o avião foi encontrado. Estou profundamente triste e lamento informar-vos de que se trata de uma terrível tragédia”, disse Chakwera num discurso proferido em directo à nação.
“A equipa de busca e salvamento encontrou o avião perto de uma colina na floresta de Chikangawa Kangawa totalmente destruído, sem sobreviventes, uma vez que todos os passageiros a bordo morreram com o impacto. Não há palavras para descrever o quão doloroso isto é e só posso imaginar a dor e a angústia que todos devem estar a sentir neste momento”, acrescentou.
A floresta de Chikangawa, uma zona de vegetação densa, é conhecida pelo seu terreno difícil. Ao tomar conhecimento do desaparecimento do avião, Chakwera ordenou imediatamente às Forças de Defesa do Malawi para lançarem uma investigação e iniciar missão de busca e salvamento.
Contudo, a imensa vastidão da floresta de Chikangawa, que cobre mais de 50.000 hectares, acabou por dificultar a operação, bem como as condições climatéricas adversas.
O vice-Presidente, de 51 anos, estava a caminho para representar o Governo no funeral do antigo ministro Ralph Kasambara. A bordo também seguia a antiga Primeira-Dama Shanil Dzimbiri.
A tripulação do avião tinha sido desaconselhada a aterrar em Mzuzu devido à fraca visibilidade, e os controladores aéreos ordenaram para regressar a Lilongwe. Infelizmente, o contacto com o avião perdeu-se pouco depois desta ordem.
Apesar destas dificuldades, soldados, polícias e guardas florestais continuaram as buscas durante a noite.
Os militares estão agora encarregues de transportar os restos mortais das vítimas para Lilongwe, e os preparativos para o funeral serão anunciados oportunamente.
O Presidente Chakwera apelou a um momento de silêncio em homenagem às vítimas, sublinhando a profunda perda sentida pela nação.
(AIM com agências)
sg