
Mary Chilima, (no centro) é confortada pela Primeira-dama, Monica Chakwera, (a esquerda)
Maputo, 12 Jun (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, endereçou uma mensagem de condolências ao seu homólogo do Malawi, Lazarus Chakwera, pela morte do vice-Presidente daquele país vizinho, Saulos Chilima e outras nove pessoas, ocorrida segunda-feira vitimas de um acidente de aviação.
Na mensagem, o Chefe do Estado refere que “neste momento difícil, em nome do povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, gostaria de exprimir as nossas sentidas condolências a Vossa Excelência, ao povo e Governo da República do Malawi, bem como à família enlutada. Estamos próximos de vós em orações e pensamentos, rogando que sejam abençoados com que vos permitam suportar a dor severa que vos assola devido a esta perda irreparável”.
O estadista moçambicano Chilima foi um verdadeiro filho da África, tendo sempre se empenhado nos valores pan-americanistas e patriotismo, servindo ao seu país com a mais alta dedicação rumo à consolidação da estabilidade política num ambiente de democracia multipartidária.
“Recordaremos a ele pelo papel desempenhado no aprofundamento da integração política e socioeconómica da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da União Africana. Que a sua alma descanse em Paz eterna!”, lê-se na mensagem
Chilima, de 51 anos, estava a caminho para representar o Governo no funeral do antigo ministro Ralph Kasambara. A bordo também seguia a antiga Primeira-Dama, Shanil Dzimbiri.
A tripulação do avião tinha sido desaconselhada a aterrar em Mzuzu devido à fraca visibilidade, e os controladores aéreos ordenaram para regressar a Lilongwe. Infelizmente, o contacto com o avião perdeu-se volvidos poucos minutos.
(AIM)
sg