
Simpatizantes da Frelimo/Chapo. Foto de Ferhat Momade
Maputo, 14 Jun (AIM) – O candidato presidencial da Frelimo para as eleições de 09 de Outubro próximo, Daniel Chapo, afirma estar convicto na derrota dos terroristas que, desde Outubro de 2017, semeiam terror em alguns distritos da província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
Falando no comício orientado pelo Presidente da Frelimo incumbente, Filipe Nyusi, que serviu para a sua apresentação como candidato do partido no poder nas VII eleições presidenciais a terem lugar a 09 de Outubro próximo, Chapo instou os moçambicanos, particularmente as Forças de Defesa e Segurança, a prosseguirem a luta contra o terrorismo.
“O que eu quero dizer, acabamos com a guerra dos 16 anos, acabamos com a desestabilização que havia sempre que haviam eleições em Moçambique, temos certeza absoluta que um dia também vamos derrotar os terroristas”, disse.
Em Cabo Delgado, as multinacionais petrolíferas europeias e norte-americanas descobriram enormes depósitos de gás natural nos campos das Áreas 1 e 4, calculados em mais de 100 triliões de pés cúbicos.
Entretanto, a insegurança levou a multinacional petrolífera francesa TotalEnergies a suspender temporariamente as suas actividades.
Em meados de Maio último, o presidente da TotalEnergies, Patrick Pouyané, garantiu que está para breve a retoma do projecto de gás natural liquefeito (GNL) no distrito de Palma, em Cabo Delgado, pelo facto de se registarem melhorias significativas no que concerne a segurança.
Por isso, Chapo garante que à excepção de alguns distritos de Cabo Delgado, Moçambique vive num clima de paz.
“Até hoje que estamos aqui a falar, na zona centro, [províncias de] Sofala, Manica, e em todo o nosso país, com a excepção de alguns distritos da zona norte, nós podemos dizer que Moçambique está em paz; e precisamos de continuar a lutar para que este terrorismo seja derrotado”, acrescentou.
Reconheceu que Cabo Delgado é a província com potencial para desenvolver rapidamente o país, apontando também o sector do turismo.
“É muito importante apostarmos no turismo em Cabo Delgado porque para além de Pemba [capital] além dos bairros que estou a fazer referência, […] Cabo Delgado tem as ilhas mais bonitas do mundo, estou a falar das Ilhas Quirimbas, e tantas outras ilhas”, sublinhou Chapo.
(AIM)
Ac/sg