
Imagem: Produção de alimentos, Foto de Santos Vilanculos AIM
Maputo, 14 Jun (AIM) – A presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Riscos e Desastres (INGD), Luísa Meque, apela aos produtores do sector familiar a apostarem em culturas tolerantes a seca e de curto ciclo produtivo, aproveitando as zonas baixas para mitigar o impacto da escassez da chuva decorrente do fenômeno ElNino.
Luísa Meque deixou a recomendação hoje (14), em Gaza, às comunidades de Chinunguine, Incoluane e Chinhacanine no distrito de Guijá, na província de Gaza, onde entregou de sementes de hortícolas diversas em apoio à época agrícola.
“Sem chuva perdemos as nossas culturas agora estamos a lançar algumas sementes. Então, vamos ver aquelas zonas que temos alguma humidade, as zonas baixas que dá para aproveitar os rios”, disse Meque.
Acrescentou que “então vamos aproveitar essas zonas para lançar algumas sementes hortícolas de ciclo curto para melhorar a nossa dieta”.
As comunidades agradeceram o apoio recebido e aproveitaram a ocasião para solicitar apoio em sistemas de irrigação e alfaias agrícolas com vista a implementar as áreas de produção e produtividade agrícola.
“Sabemos que estamos na situação de calor intenso devido a falta de chuva, mas o que pedimos às autoridades é que ali naquela ponteca é um riacho que provém da barragem de Macarretane, pelo que podiam arranjar alternativas para que aquela baixa escoasse água”, disse a representante das comunidades.
A doação de sementes de hortícolas é fruto de uma acção que se enquadra na visita de monitoria das acções antecipadas do INGD na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas na província, missão que contou com a presença da coordenadora residente das Nações Unidas Catarine Souse.
Num outro desenvolvimento, Souse manifestou a sua satisfação com o empenho do governo na construção de infra-estruturas resilientes às mudanças climáticas.
Souse que chefia uma equipa de organizações de apoio humanitário que integra o PMA, FAO, PNUD e BAD trabalhou no povoado de Massondje, distrito de Mapai, onde testemunhou as acções em curso para reduzir o impacto negativo do El Nino.
Trata-se de um projecto de construção de reservatório escavado de água para alimentar um sistema multifuncional que vai beneficiar mais de duas mil pessoas.
(AIM)
FG/sg