
União Europeia investe mais 400 milhões de euros em Moçambique
Maputo, 18 Jun (AIM) – A União Europeia (UE) já investiu em Moçambique mais de 400 milhões de euros, no âmbito da cooperação bilateral e parcerias, anunciou a Alta Comissária e responsável pelas parcerias internacionais daquela organização continental, Jutta Urpilainen.
A diplomata anunciou o facto esta terça-feira (18), em Maputo, minutos após o término de uma audiência que lhe foi concedida pela ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo.
Esta é a primeira visita de Urpilainen a Moçambique após a sua eleição como Comissária Europeia e Responsável pelas parcerias Internacionais.
“O nosso empenho financeiro em Moçambique ultrapassa os 400 milhões de euros e essa é a razão da minha presença no vosso país, para aprofundar esta parceria, encorajar como fazer com que as novas empresas europeias invistam em Moçambique”, disse.
“Desta vez, foi uma oportunidade para ter uma reunião mais estruturada e trocar impressões com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação”, acrescentou.
Durante o encontro as partes abordaram vários temas relevantes, bem como assuntos de interesse de Moçambique, nomeadamente, o apoio às eleições gerais que se avizinham, terrorismo em Cabo Delgado entre outros relacionados com o desenvolvimento do país.
Segundo Jutta Urpilainen, Moçambique é um parceiro importante da União Europeia.
“Estamos conjuntamente empenhados numa série de temas, apoio as questões de segurança, desenvolvimento, como seja transição verde, boa governação e desenvolvimento dos jovens”, disse.
Sublinhou que Moçambique é um país com mais de 50% da população jovem, razão pela qual a UE e o Executivo moçambicano têm-se empenhado na criação de oportunidades de emprego e empoderamento dos jovens para que possam ocupar o seu real lugar no futuro do país.
A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, disse que a vinda da Alta Comissária é de extrema importância para elevar as excelentes relações entre Moçambique e a UE.
“Felicitamos a União Europeia pelo sucesso do recente processo eleitoral no Parlamento Europeu, saudar a tranquilidade como decorreram as eleições “, disse Macamo.
Afirmou que Moçambique continua a contar com a UE como parceiro privilegiado de Cooperação.
Enalteceu a UE e os seus Estados membros pelo apoio multiforme aos programas de assistência ao desenvolvimento, sobretudo para mulheres, jovens e raparigas.
Urpilainen, que se encontra a fazer uma visita de dois dias a Moçambique, deverá ser recebida em audiência pelo Primeiro-Ministro e outras entidades.
(AIM)
MR/sg