
Tempestade Tropical "Filipo"
Maputo, 21 Jun (AIM) – Pelo menos 10 sistemas tropicais, incluindo depressões, tempestades e ciclones, formaram-se na bacia do sudoeste do Oceano Índico, que banha Moçambique ao longo da época chuvosa 2023-24.
Os sistemas referidos, dois atingiram a costa moçambicana, tempestade tropical moderada “Álvaro”, em Dezembro de 2023 que atingiu as províncias de Sofala e Zambézia no centro do país e a tempestade tropical moderada ”Filipo” em Março de 2024, fustigou a parte norte da província meridional de Inhambane.
“Em termos de impactos, na componente da emergência e saúde pública, durante o período em análise, em todo território nacional, foram afectadas cerca de 240 mil pessoas, das quais cerca de 160 mil por eventos climáticos, 16 mil por cólera e 64 mil por conjuntivite”, revelou hoje o secretário permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), Ambrósio Sitoe, falando na abertura do Seminário de Avaliação e Balanço da época chuvosa 2023/24.
As intempéries também afectaram na última época chuvosa mais de 34 mil casas entre as quais, cinco mil parcialmente destruídas, 1.800 totalmente destruídas e 26 inundadas.
“Estes eventos adversos, cada vez mais, exigem de nós maior empenho na prevenção, mitigação e adaptação”, disse.
Garantiu que o governo vai fazer tudo para robustecer as instituições públicas que velam pela previsão e gestão eventos climáticos extremos.
“Como Governo, reiteramos o nosso compromisso em continuar a implementar medidas para a melhor articulação e fortificação das instituições públicas responsáveis pela previsão e gestão dos eventos extremos de clima”, assegurou.
A época chuvosa 2023/24 decorreu sob influência do fenómeno El Niño, caracterizada por queda de precipitação abaixo da média em quase todo o país durante os meses de Novembro 2023 a Fevereiro 2024.
(AIM)
CC/sg