
Maputo, 23 Jun (AIM)- O Ministério moçambicano da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP) clama ter enquadrado até agora 95 por cento dos 370 mil funcionários públicos na Tabela Salarial Única (TSU).
Falando este domingo (23), em entrevista à Rádio Moçambique, emissora nacional, à propósito da passagem hoje (23) do dia da Função Pública, a directora nacional de Gestão Estratégica dos Recursos Humanos no MAEFP, Esménia Mualeia, disse que tudo está a ser acautelado para que os funcionários não se sintam prejudicados com o enquadramento.
“Nós já estamos numa fase derradeira, numa fase muito avançada daquilo que é o processo de enquadramento e temos um remanescente de 5 por cento que ainda não foi enquadrado, mas isto é decorrente de situação de funcionários que foram demitidos e estão nesta fase a ser readmitidos e precisa-se de se regularizar a sua situação”, revelou.
Acrescentou ainda que não estão enquadrados os funcionários que solicitaram licenças não limitadas e registadas e também alguns casos de funcionários aposentados.
Falando sobre os funcionários públicos deslocados em Cabo Delgado, Mualeia afirmou que foram enquadrados nos distritos onde a segurança está garantida.
Segundo a Rádio Moçambique, o terrorismo em Cabo Delgado deixou cerca de 1.300 funcionários públicos em situação de deslocados.
“O que temos feito, em coordenação com a província, é acolher estes funcionários [deslocados] nos distritos mais próximos que estejam seguros e afectá-los às instituições afins”, disse.
Questionada sobre a existência de funcionários que estão deslocados e que não estejam a trabalhar, Mualeia garantiu não haver casos de género.
Sobre a corrupção na função pública, sem avançar números, a diretora nacional da
Gestão Estratégica dos Recursos Humanos disse que os casos tendem a reduzir.
“Temos alguns casos, mas têm estado a reduzir significativamente, graças mesmo a este trabalho que a Procuradoria-Geral da República (PGR) tem feito, o Gabinete de
Combate à Corrupção também tem feito e também o trabalho que é desenvolvido pela nossa inspecção de Administração Pública”, disse.
As actividades previstas para as celebrações do dia da Função Pública serão realizadas
na segunda-feira (24), dia em que haverá a premiação dos funcionários que se destacaram ao longo do ano passado 2023.
(AIM)
Snn/FF