Maputo, 23 Jun (AIM) – Pelo menos 30 artistas moçambicanos vão abrilhantar o Festival Nacional da Independência, em Maputo, por ocasião do 25 de Junho, que comemora os 49 anos da Independência de Moçambique.
Com efeito, o Conselho Municipal de Maputo (CMM) mobilizou junto de parceiros cerca de 10 milhões de meticais (156.480 dólares norte-americanos) para a realização do evento.
A informação foi avançada hoje, em Maputo, pelo vereador do pelouro da Juventude e Criação de Conhecimento, Nércio Duvane, em conferência de imprensa para dar a conhecer os detalhes dos preparativos para a realização do Festival Municipal da Independência, que terá lugar esta terça-feira (25).
Duvane disse que para a organização e animação do evento a edilidade procurou juntar diferentes géneros musicais para englobar todas as gerações.
“O festival é recheado de um vasto leque de actividades, nomeadamente um mega espectáculo que conta com cerca de 30 artistas de grande peso e ao nível da grelha dos artistas contemplam estilos musicais como marrabenta, Pandza, Hip-hop, dança tradicional, velha guarda, a nossa juventude”, disse.
Vincou que “na componente da animação, o festival também será abrilhantado por DJ’s de renome”. Espera-se que cerca de 10 mil pessoas participem no espectáculo.
O município vai instalar diversas áreas de diversão para crianças.
Estão ainda agendadas actividades como a feira de saúde, emissão do Bilhete de identidade e passaporte. Haverá também uma tenda que irá prover serviços municipais com destaque para o pagamento de diversas taxas.
Participarão também 300 feirantes que irão expor gastronomia, artesanato, bijuteria, livros e discos.
Em representação dos artistas moçambicanos, a cantora Matilde Conjo disse estar tudo aposto. “Estamos a preparar o evento para que as pessoas não se decepcionam. O nosso país está em festa, vamos nos juntar e comemorar esta data tão especial que é o dia da independência nacional para todos nós”.
O Comandante da Polícia Municipal (PM) de Maputo, Ernesto Zualo referiu que para a efectivação do evento irá se interromper o movimento nalgumas vias que dão acesso à Praça da Independência com vista a criar um ambiente ordeiro à volta do espectáculos.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/FF