Maputo, 24 Jun (AIM) – Quatro pessoas morreram e outras 11 contraíram ferimentos graves este domingo (23) na sequência da explosão de um engenho na cidade da Beira, na província central de Sofala, em Moçambique.
As vítimas mortais são adolescentes que estavam à procura de ferro velho para vender a uma sucataria.
Ao encontrar o objecto soterrado o grupo terá tentado retirá-lo do chão com força, causando a explosão reportam dois residentes do bairro de Ndunda, Ema Manuel e António Moreira que presenciaram o acidente.
“Um perdeu a mão, o outro só vi a sangrar porque já haviam coberto. Há um senhor que disponibilizou a sua motorizada para poder levar alguns ao hospital”, contou Ema Manuel.
António Moreira acrescentou que “as crianças subiram lá em cima para apanhar ferro, então eles apanharam aquele ferro e não sabiam o que era aquilo, então por curiosidade tentaram partir e aquilo explodiu.
Os feridos foram levados ao Hospital Central da Beira (HCB) em estado grave, disse o médico cirurgião, Mahomed Mussa num contacto estabelecido com a Rádio Moçambique, emissora nacional.
“Muitos deles apresentam ferimentos por causa de projecteis com feridas ao nível do corpo e todos eles vão ter que ficar em observação durante um período de 24 horas findo o qual nós vamos avaliar, mas neste momento podemos dizer que todos eles estão estáveis, mas ainda continuam em observação”, explicou Mussa.
Já o porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM), Marito Peraldo, informou que a corporação registou a ocorrência e apela ao cuidado no manuseamento de objectos estranhos.
“Antes de mexerem objectos que não conhecem é preciso solicitar às autoridades para poderem identificar ou ver. Infelizmente, já aconteceu porque mexeram, já explodiu, morreram pessoas. Também tivemos 11 feridos graves e isso é preocupante”, disse.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)