
Maputo, 25 Jun (AIM) – Os embaixadores da Noruega, Egipto, Canadá e Palestina em Moçambique felicitam o país pela celebração dos 49 anos de independência nacional que hoje se assinala.
Falando a AIM, na manhã desta terça-feira na Praça dos Heróis Moçambicanos, em Maputo, à margem da cerimónia de condecoração e lançamento da comemoração dos 50 anos de Independência Nacional, representantes da Noruega, Egito, Canadá e Palestina destacaram a importância histórica da data e expressaram os laços de cooperação e amizade que têm com o povo moçambicano.
“A Noruega reconhece este marco significativo na história de Moçambique como um passo crucial para a auto-determinação nacional”, afirmou o embaixador norueguês, Haakon Gram-Johannessen.
“Estamos honrados por ter compartilhado esta jornada de 49 anos desde a independência e continuamos comprometidos com o fortalecimento de nossos laços bilaterais”, acrescentou.
O embaixador do Egipto, Mohamed Farghal, por sua vez, sublinha a cooperação contínua entre os dois países.
“A independência em 1975 não foi apenas um evento histórico, mas um catalisador para parcerias duradouras em diversas áreas. O Egipto permanece à disposição de Moçambique para apoiar seus esforços em alcançar independência económica e desenvolvimento”, disse o diplomata.
A Alta Comissária do Canadá em Moçambique, Sara Nicholls, saudou Moçambique e a todos os moçambicanos por esta celebração importante.
A Palestina saudou os libertadores do país que tornaram a celebração da data possível.
“Nós, palestinianos, consideramos também esta data como sendo nossa devido à relação histórica existente entre Moçambique e a Palestina. Igualmente apreciamos os esforços do governo moçambicano ao longo dos últimos 49 anos para o alcance deste momento que permite ao povo moçambicano conquistar um futuro brilhante”, apontou.
A independência de Moçambique é celebrada em 25 de Junho de cada ano. Esta data marca o fim do domínio colonial português sobre o país, que durou cerca de 500 anos.
(AIM)
CC/FF