
Membros da comunidade moçambicana residente na Zâmbia no encontro com o Presidente da República, Filipe Nyusi
Maputo, 29 Jun (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que a estabilidade da moeda nacional o Metical, um feito que se verifica nos últimos sete anos, foi um dos maiores atractivos para novos investimentos em Moçambique.
Segundo Nyusi, apesar do crescimento assinalável da economia nacional, ainda não é tempo para relaxar pois o governo entende que é necessário que o crescimento económico se reflicta na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
“O nosso Metical está forte, não oscila como acontece em muitos países da região (…), o nosso metical está estável há mais sete anos”, disse Nyusi num encontro que manteve com a comunidade moçambicana em Lusaka, capital da Zâmbia, onde efectua uma visita de trabalho de três a convite de seu anfitrião Hakainde Hichilema.
“Esta estabilidade é boa, porque aqueles que querem investir em Moçambique sabem, por exemplo, que quando trazem um dólar equivale 65 meticais, mas se a moeda não estiver estável, no dia seguinte um dólar pode valer apenas 20 meticais, e o investidor fica a perder”, referiu, sublinhando que a oscilação da moeda só complica a vida dos investidores.
Sobre o Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano, Nyusi diz que está situado em torno de cinco por cento e o governo espera que mantenha uma tendência crescente.
Durante o encontro, o Presidente da República felicitou os moçambicanos residentes naquele país vizinho que afluíram em massa ao recenseamento eleitoral, rumo ao escrutínio de 09 de Outubro próximo.
“Agradecemos, também, a saudação que fizeram do nosso empenho na diplomacia económica”, disse o Chefe de Estado.
A comunidade moçambicana daquele país expôs, como preocupação, a necessidade de explorar o potencial dos nacionais que estão na diáspora, uma acção que Nyusi diz já estar a ser feita pelo seu governo, apesar das dificuldades que se impõe ao processo.
Chefe de Estado moçambicano hoje (29) participa na 58ª Feira Internacional do Comércio da Zâmbia, na qualidade de convidado de honra, evento a ter lugar na cidade de Ndola, Província de Copperbelt.
Esta é a primeira visita que Filipe Nyusi efectua àquele país vizinho na qualidade de Presidente da República, à convite do seu homólogo, Hakainde Hichilema.
(AIM)
Sc/sg