
Técnicos da EDM em trabalham para repor fornecimento de energia. Foto arquivo
Maputo, 01 Jul (AIM) – Mais dois postos administrativos da província nortenha de Nampula estão ligados à rede eléctrica nacional, beneficiando cerca de 2.000 novos consumidores, num investimento dos governos de Moçambique e da Espanha, na ordem de 165 milhões de meticais (cerca de 2,6 milhões de dólares norte-americanos).
Trata-se das sedes dos postos administrativos de Imala, no distrito de Muecate, e de Iuluti, em Mogovolas, ambos na província de Nampula, já estão ligados à Rede Eléctrica Nacional (REN).
O projecto de extensão da rede eléctrica ao Posto Administrativo de Imala, ligado desde o dia 28 de Junho, consistiu na construção de 35 quilómetros de linha de média tensão a 33 kV, a partir da sede do distrito de Muecate. Foram, igualmente, instalados 150 candeeiros de Iluminação pública e cinco postos de transformação, totalizando 500kVA de potência.
Já a extensão da rede eléctrica ao posto administrativo de Iuluti, ligado no passado dia 29 de Junho, consistiu na construção de 45 quilómetros de linha de média tensão à 33 kV, a partir da sede do distrito de Mogovolas. Este projecto inclui a montagem de oito transformadores, que totalizam 800kVA de potência, a construção de 10 quilómetros de rede de baixa tensão, bem como a montagem de 150 candeeiros de iluminação pública.
“Com a electrificação dos postos administrativos de Imala e Iuluti, eleva-se para 55, o número de postos administrativos electrificados na província de Nampula, dos 70 existentes”, explica a empresa Electricidade de Moçambique (EDM) num comunicado de imprensa a que AIM teve hoje acesso.
O projecto de electrificação do posto administrativo Imala custou 75 milhões de meticais (1,18 milhão de dólares).
(AIM)
Dt/sg