Maputo, 15 Ago (AIM) – Um total de 60 jovens de três distritos da província de Nampula, norte de Moçambique, acabam de receber formação nas especialidades de serralheria, soldadura e electricidade.
A formação dos jovens dos distritos de Malema (20), Ribàué (20) e Rapale (20) foi promovida pela Nacala Logistics, em parceria com o Instituto Industrial e Comercial de Nampula, no âmbito do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT) – edição 2024.
A cerimónia central de encerramento da formação aconteceu, recentemente, no distrito de Rapale e foi presidida pelo secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Gondola.
Na ocasião, Gondola afirmou que a formação é resultado dos esforços conjuntos do governo e a Nacala Logistics.
Para Gondola, cada jovem formado representa uma família e espera-se que com o saber fazer, cada serralheiro, soldador e electricista consiga melhorar as condições de vida das suas famílias.
“O mercado está cada vez mais exigente, e os recém-formados precisam procurar aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos, para se tornarem excelentes profissionais. Vocês são o espelho do nosso trabalho, enquanto governo e os parceiros de formação”, afirmou Gondola.
Aconselhou aos benificiários da formação a investir cada vez mais no profissionalismo. “Se forem bons profissionais, competentes, significará que fizemos um bom trabalho e estaremos orgulhosos disto. Portanto, invistam no vosso profissionalismo e não parem por aqui, desejem sempre crescer”.
Por seu turno, o representante da Nacala Logistics, Celso Mutadiua, disse que “a Nacala Logistics está satisfeita com o produto que está a ser exibido onde os membros da comunidade, jovens, estão a concluir os seus cursos”.
A fonte afirmou que “a Nacala Logistics espera que os jovens formados possam promover ao nível local o auto-emprego e também desenvolver habilidades de empregabilidade”.
Inês Cornélio, natural de Rapale, formada em electricidade diz que a formação superou as expectativas. “Hoje, por conta própria, sinto-me capaz de fazer instalação eléctrica em residências e prestar serviços a qualquer instituição”.
“Como conhecimento não ocupa lugar sonho, no futuro, em fazer enfermagem, minha outra paixão. Enquanto me organizo para tal, fico feliz em poder prestar serviços de electricidade aos centros de saúde da minha comunidade” referiu, citada num comunicado de imprensa da Nacala Logistics recebido hoje pela AIM.
O PPMT incentiva à absorção da mão-de-obra local, a partir da capacitação técnica e comportamental de pessoas residentes nas áreas de interferência directa ou indirecta a ferrovia no distrito de Rapale.
A Nacala Logistics é responsável pela gestão e operação do sistema ferro-portuário de mais de 1600 quilómetros, fazendo a logística de carvão, carga geral e transporte de passageiros.
Nacala Logistics é a marca que representa as empresas do Corredor de Nacala, nomeadamente: Corredor do Desenvolvimento do Norte – CDN, Corredor Logístico Integrado de Nacala – CLN, e Central EAST African Railways – CEAR.
(AIM)
mz