
Administrador do pelouro de distribuição, comercial e informático da EDM, Francisco Inroga, falando na conferencia de imprensa sobre o lançamento da campanha de actualização de contadores. Foto de Santos Vilanculos
Maputo, 20 Ago (AIM) – A Electricidade de Moçambique (EDM) inicia quinta-feira (22) do presente mês de Agosto a actualização de contadores de energia do sistema pré-pago, vulgo “Credelec”.
O processo vai decorrer até 24 de Novembro próximo.
“A medida visa melhorar a prestação do serviço de venda do Credelec, aumentando a comodidade, conforto e conveniência para o cliente”, assegurou o administrador do Pelouro de Distribuição Comercial e Informática da EDM, Francisco Inroga.
Falando esta terça-feira (20), em Maputo, em conferência de imprensa, Inroga disse que a actualização vai permitir que os contadores continuem a receber as recargas sem constrangimentos.
O projecto de actualização surge em resposta ao desenvolvimento tecnológico no sistema de venda de energia pré-pago “Credelec”, visando assegurar o normal funcionamento dos contadores.
“Nós temos mais de cinco milhões de transacções por dia. Então, precisamos de sistemas robustos. Depois de instalarmos uma infraestrutura tecnológica mais moderna, esta é a última fase de actualização dos contadores”, explicou.
Referiu que “o processo será gradual e vai abranger todo o país, sendo o distrito de Boane, na província de Maputo [sul do país], o pioneiro”.
Segundo a fonte, no processo de actualização, cada cliente receberá três códigos, quando chegar a respectiva vez.
“Caso não sejam introduzidos os três códigos, o Credelec não aceitará novas recargas de energia”, alertou Inroga.
A fonte espera que o processo seja menos moroso ou termine antes do previsto para “podermos ter um período de consolidação de todo esse processo”.
Recomendou aos clientes a não guardarem as recargas já adquiridas antes da actualização do contador.
“Se eu tenho uma recarga adquirida, hoje, e depois faço primeiro a actualização do contador, esta [recarga] já não pode ser usada. Ela [recarga] deve ser usada antes de fazer a actualização do contador, porque o contador apenas aceitará novas recargas”, explicou.
A EDM investiu cerca de cinco milhões de dólares na materialização do projecto.
“A actualização do contador é obrigatória e sem custos adicionais ao cliente”, afirmou.
(AIM)
NL/mz