Chimoio (Moçambique) 24 Ago (AIM) – O partido Renamo na província de Manica, centro de Moçambique abriu a sua campanha eleitoral rumo às VII eleições de gerais, presidenciais e as IV das Assembleias Provinciais (AP) do dia 09 de outubro próximo com desfile e um comício no bairro Nhamadjessa.
A campanha foi aberta pelo respectivo cabeça de lista a governador, Saimone Macuiana, que pediu voto para o candidato a Presidente da República, Ossufo Momade, e seu partido com promessas de desenvolvimento.
No posto administrativo número Um, bairro Nhamadjessa, Macuiane disse que, caso o seu partido vença as eleições, a sua governação na província estará centrada na melhoria das condições da vida da população.
Na passeata pela cidade, os membros da Renamo transportavam dísticos com mensagem de vitória, cantando e dançando num ambiente de uma verdadeira festa.
Macuiana disse que votar no Ossufo Momade e na Renamo é fazer a escolha certa e acreditar na mudança.
“Moçambique precisa de mudança. Essa mudança só pode ser feita com a Renamo e Ossufo Momade. Estamos cansados da escravidão da Frelimo que dura a quase 50 anos. Devemos nos libertar da Frelimo. Para isso, vamos votar certo. Votar na vitória e no futuro de Moçambique”, disse Saimone.
Apelou a união para desenvolvimento e construção de uma província próspera.
Disse que a agricultura consta das prioridades do seu manifesto eleitoral que, caso seja eleito, será traduzido em plano de governação.
“Queremos que a província seja uma referência na agricultura. Produza e processe os seus produtos aqui em Manica. Para isso, é necessário que implantem indústrias e outras infraestruturas sociais. Expandir a rede de abastecimento de água, escola e rede sanitária, referiu o cabeça de lista a governador da província de Manica.
“Não teremos desenvolvimento sem a Renamo. Os outros já mostraram que não tem capacidade para resolver os problemas do povo. A nossa província é rica. Tem muitos recursos naturais que são explorados e exportados, mas não tem vias de acesso em condições. A nossa prioridade será a reabilitação dessas estradas”, disse Macuiana.
“As crianças sentam no chão porque não têm carteiras escolares. Os professores não têm um salário condigno. Se votar na Renamo e no Ossufo Momade, as condições destes funcionários, incluindo o pessoal de saúde, vao melhorar”, acrescentou.
Disse que a Renamo e Ossufo Momade vão combater a corrupção na saúde, educação, polícia e outros sectores públicos por ser um mal que retarda o desenvolvimento da província de Manica e do país.
“Não vamos admitir que tenhamos funcionários corruptos. Pessoas que cobram pelo serviço prestado à população. Vamos votar na Renamo e no Ossufo Momade para uma vida melhor”.
O comício no bairro Nhamadjessa foi antecedido por uma oração religiosa onde os membros da Renamo pediram a bênção divina e os espíritos de André Matsangissa, fundador desta formação política, e o líder Afonso Dhlakama para a vitória nas eleições de Outubro próximo.
No período da manhã, os membros da Renamo colaram panfletos em todos os bairros da cidade de Chimoio, capital da província de Manica.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/dt