
Cabeça-de-lista da Renamo a governador de Manica, Saimone Macuiana
Chimoio (Moçambique) 07 Set (AIM) – O cabeça-de-lista da Renamo a governador de Manica, Saimone Macuiana, promete fazer melhor gestão na exploração dos recursos minerais extraídos naquela província do centro de Moçambique, caso o seu partido e o seu candidato presidencial, Ossufo Momade, vençam o escrutínio de 09 de Outubro próximo.
Segundo Macuiana, é importante que se faça uma exploração sustentável sem criar problemas ambientais para as comunidades residentes nas zonas ricas em recursos minerais, bem como assegurar que a população seja beneficiária da sua exploração.
“A nossa província é rica em recursos minerais, mas a sua exploração é feita de forma descontrolada, prejudicando o ambiente e a população local. Se a Renamo for eleita juntamente com o seu candidato presidencial, havemos de combater este problema”, afirma Macuiana.
O cabeça-de-lista falava este sábado (07), no distrito de Chimoio, capital provincial, onde fez uma passeata pelos bairros Nhamaonha, Mudzingadzi, 16 de Junho, Josina Machel e no centro da cidade, em mais uma jornada de campanha eleitoral.
Nestes locais, Saimone Macuiana fez campanha porta-a-porta e interpessoal para “namorar” os eleitores.
“Existem muitas empresas mineradoras a explorar os nossos recursos. Poluem os rios e a população não pode desenvolver outras actividades naquelas zonas e circunvizinhas porque as suas aguas estão sujas. Vamos trabalhar com essas empresas para saberem preservar o ambiente”, afirmou
Explicou que, como consequência da má exploração de recursos naturais a população não pode usar a água dos rios, algo que acaba perpetuando a pobreza no seio das comunidades.
As receitas da actividade mineira não beneficiam a população pois as empresas pertencem a altas figuras da Frelimo, partido no poder.
“Vamos acabar com este problema. Teremos uma solução porque os recursos são de todos os moçambicanos e não um grupo de pessoas. Não podemos deixar que as figuras da Frelimo e os seus membros sejam os donos dos recursos naturais que Deus deu ao seu povo”, afirmou Macuiana.
“Para resolver estes e outros problemas que preocupam os moçambicanos precisamos do vosso voto. Façam a melhor escolha que é a Renamo e Ossufo Momade. Queremos apenas cinco anos para mostrarmos o que é a verdadeira governação. Uma governação destinada ao povo” acrescentou.
Falou da falta de água potável, escolas, corrupção, hospital e a falta de medicamentos das unidades sanitárias, como sendo outros males que preocupam os moçambicanos
“Para solucionarmos estes problemas, o manifesto eleitoral da Renamo já desenhou algumas estratégias que vão mudar a vida dos moçambicanos. Portanto, votem na Renamo e no seu candidato à Ponta Vermelha”, disse.
A estratégia de caça ao voto de Macuiana continua a ser contacto porta a porta e interpessoal.
Tem estado a dialogar com os vendedores dos mercados e outros locais públicos para sensibilizar os eleitorados a votarem na Renamo e no seu candidato presidencial Ossufo Momade.
Também fez uma simulação à população, com idade eleitoral, sobre como votar no seu partido e candidato presidencial Ossufo Momade, no boletim de voto.
Moçambique realiza as VII eleições gerais, presidenciais e legislativas e as IV das Assembleias Provinciais no próximo dia 09 de Outubro.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/sg