Maputo, 24 Ago (AIM) – Malfeitores ainda a monte vandalizaram as espias de dois postes de transporte de energia de média tensão da empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM), deixando sem energia cerca de 12 mil clientes dos distritos de Morrumbala e Dere, na província central da Zambézia
A EDM explica em comunicado que o caso ocorreu no fim da tarde de hoje (24), provocando a queda de um Pórtico de Média Tensão, em Chimuara.
“O caso já foi reportado à Polícia da República de Moçambique (PRM) para a identificação e responsabilização dos autores”, afirma a EDM.
“Neste momento decorre a mobilização de equipamento para repor o material vandalizado e assegurar o restabelecimento do fornecimento normal de energia eléctrica às zonas afectadas, com a maior brevidade possível”, acrescenta o documento.
A EDM lamenta os transtornos que esta situação está a causar aos clientes afectados e ao público em geral, e apela à vigilância comunitária e denúncia de qualquer acto que atente contra a integridade das infra-estruturas eléctricas.
Segundo a EDM, o cliente pode, também, dirigir-se às instalações da empresa para atendimento presencial, local onde poderá obter mais informações ou efectuar denúncias de actos que possam prejudicar o fornecimento normal de energia eléctrica.
Aliás, a vandalização de equipamento eléctrico é crime e atrasa o alcance da meta da Empresa de garantir o Acesso Universal à Energia, até 2030.
(AIM)
Sg/