Maputo, 02 Ago (AIM) – A Autoridade Reguladora de Águas (AURA) manifesta a sua preocupação com a questão de facturas elevadas que apoquentam muitos cidadãos, em todo o país, particularmente na capital moçambicana Maputo.
Afirma que se trata de uma questão que, na maioria dos casos, está ligada ao sistema de facturação das empresas provedoras de água.
A preocupação foi expressa na tarde de hoje, em Maputo, pela Presidente do Conselho de Administração (PCA) da AURA, Suzana Loforte, em conferência de imprensa havida momentos após o término da Reunião da Comissão Técnica Conjunta de Coordenação (CTCC).
“A questão das facturas altas é um problema específico que tem a ver com o sistema de facturação dos provedores do serviço”, disse Loforte.
Com o intuito de permitir que o cidadão possa denunciar estes casos disse que lançou durante a 59ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM) uma nova plataforma de denúncia.
“A questão das facturas elevadas também é uma preocupação do regulador de tal maneira que nós, durante a FACIM, lançamos a nossa plataforma de reclamação do consumidor”, referiu.
“Se formos a olhar para o registro, a tipologia das reclamações que nós recebemos como entidade de recurso é sempre a questão da facturação elevada”, sublinhou.
Loforte disse que muitos casos de facturas elevadas de água estão ligados a problemas do contador e fugas de água que o consumidor não se apercebe.
Mesmo nestes casos garantiu que é “papel do regulador assegurar que este consumidor não incorra a custos que lhe são imputados que de alguma forma, não seja culpa deste consumidor”.
“Muito brevemente vamos lançar outros instrumentos que vão permitir aferirmos cada vez mais esta problemática, percebermos onde é que está o problema, se está no sistema de facturação das empresas, na qualidade dos contadores, no desconhecimento por parte dos consumidores das fugas que podem resultar nesta facturação alta”, apontou.
Na ocasião esclareceu que o uso de contadores pré-pagos é uma das estratégias dos fornecedores privados de água para resolver o problema das perdas de água e facturação elevada.
(AIM)
CC/sg